Variação genética em procariontes
A divisão binária ocorre quando uma bactéria duplica o seu material genético e logo em seguida se divide, originando duas bactérias idênticas a ela. Uma bactéria, quando em condições ideais de temperatura e nutrientes, leva aproximadamente vinte minutos para completar todo o processo de divisão.
Bactéria Gram positiva também tem plasmídeos que levam genes de resistência múltipla a antibióticos, em alguns casos esses plasmídeos são transferidos por conjugação, enquanto que em outros casos eles são transferidos por transdução. O mecanismo de conjugação em bactéria Gram + é diferente do da Gram -.
Com a liberação dos bacteriófagos e o ataque a outra bactéria, os genes bacterianos presentes poderão ser transferidos para o DNA da bactéria agora infectada. Isso pode acontecer desde que a ação do material genético infectante proveniente do vírus não promova a destruição da bactéria.
Uma dessas formas é a conjugação, em que uma bactéria doadora de DNA transfere, através de uma estrutura chamada pili, um plasmídio para a bactéria receptora, que pode incorporá-lo ao seu cromossomo, o que produz uma mistura genética.
O plasmídeo bacteriano possui a capacidade de inserir um fragmento de DNA externo ao seu próprio genoma. Essa técnica consiste na formação de DNA recombinante. A partir do DNA recombinante, os plasmídeos são usados para multiplicar ou expressar genes de interesse.
Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.
Não apenas mutações são um problema, como também bactéria tem mecanismos pelos quais genes podem ser transferidos para outras células. A transferência de genes em bactéria é unidirecional, de uma célula doadora para uma célula recipiente e a doadora normalmente dá somente uma pequena parte do seu DNA para a recipiente.
A troca de informação genética em bactérias ocorre de três maneiras: conjugação, transformação e transdução. A transferência direta de material genético entre duas bactérias é conhecida como conjugação; ocorre através de um pilus sexual. Transformação é a captação de DNA estranho e nu do ambiente.
Genes bacterianos são normalmente transferidos a membros da mesma espécie, mas ocasionalmente a transferência para outras espécies pode também ocorrer. Figura 1 ilustra as transferências de genes que têm sido demonstradas como ocorrendo entre espécies diferentes de bactérias.
Transição de fragmentos de DNA livre, originados da lise bacteriana, para uma bactéria receptora. Transferência gênica através do contato físico entre duas bactérias, das quais o doador é chamado F + (fertilidade positiva) e possui um conjunto de conjugação, enquanto o receptor F-.
Como combinar pulseiras femininas?
O que é enfiteuse e como ela se processa?
Qual é o primeiro sobrenome mais usado no Brasil?
Quais as características da dor que devem ser avaliadas pela equipe de enfermagem?
Pode intimar testemunha por e-mail?
Qual é o significado da palavra típica?
O que significa a palavra Andon?
Quais os sintomas da Platinosomose?
Qual é a natureza jurídica da sociedade limitada?
Como funciona cardápio Digital?
O que foi o Padrão-ouro dólar?
Como foi a morte de Patrícia Araújo?
Qual é o tempo de vida útil de um HD?
Quem são os membros do CONTRAN?
Quanto tempo tomar glucosamina?