As microexpressões são expressões faciais sutis, de menores “dimensões”, e involuntárias. Na hora de interpretar pessoas, elas oferecem benefícios, já que são universais. A linguagem corporal, por sua vez, não é.
A expressão facial é um ou mais movimentos e expressões dos músculos da face e é sinal de emocionalidade. Estes movimentos geralmente significam a transmissão de algum estado emocional do indivíduo aos seus observadores.
O desprezo. Nessa expressão, a parte superior do rosto pode adotar diferentes gestos, e o segredo para identificá-lo está na parte inferior do rosto; já que manifestamos uma expressão muito particular que consiste em elevar um lado da boca, formando um meio sorriso.
Ekman e Friesen em [12] realizaram um estudo profundo sobre as expressões faciais, identificando seis delas, as quais são universais, e são classificadas como expressões faciais básicas. Estas expressões são: felicidade, tristeza, surpresa, medo, raiva e nojo.
Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
Elas fazem parte da estrutura da língua. Como já sabemos, as expressões faciais transmitem o estado emocional que o indivíduo quer comunicar aos seus interlocutores… Dentro de um determinado contexto. Em uma comunicação não-verbal, excluí-la comprometeria toda a intenção comunicativa.
Expressões Faciais Revelam Seus Sentimentos
Raiva – As sobrancelhas se aproximam, só que abaixadas; a tensão em torno da boca comprime os lábios. Desprezo – Os lábios se comprimem, um contra o outro, e um canto é puxado para cima.
Sobrancelhas arqueadas, mandíbulas tensas e narinas dilatadas. Se a pessoa à sua frente manifesta estes sinais, afaste-se. Embora as expressões faciais muitas vezes sejam difíceis de decifrar, a raiva tem a mesma cara em todo o mundo.
São elas: alegria, tristeza, raiva, aversão, surpresa, medo e desprezo.
As micro expressões faciais mais confiáveis são as que surgem em intensidades vestigial e sutil. Que correspondem segundo a escala de intensidade, em A (vestigial) e B (sutil). Essa escala vai de A até E. Entretanto, é preciso lembrar que após a intensidade C, já são expressões faciais mais pronunciadas, marcadas e extremas.
As 7 micro expressões básicas são constituídas por: A raiva. A micro expressão da raiva se concentra, principalmente, na parte superior do rosto, onde abaixamos e juntamos a sobrancelhas, franzindo a testa. Costumamos apertar e tensionar a boca, separando ligeiramente os lábios e apertando os dentes.
Perceba e guarde todas as nuances das microexpressões mais comuns – retratadas na imagem acima. O sentimento de nojo, por exemplo, é caracterizado pelos lábios virados para baixo, enquanto as pessoas que sentem desprezo podem mostrar isso inconscientemente puxando um lado da boca para cima.
Raiva – A sobrancelha é um dos pontos principais dessa microexpressão. Normalmente, nós baixamos e juntamos a sobrancelha, fazendo um movimento de franzir a testa. Todo o rosto fica bem tenso. Tensão que também pode ser vista na boca com os lábios separados e dentes apertados.
O que é a auditoria em enfermagem?
Quanto tempo a argila faz efeito?
Como funciona o processo de compactação?
Onde iniciaram as obras muralistas?
Como escolher a cor do corretivo Maybelline?
Por que a cigarra canta até morrer?
O que é insuficiência respiratória aguda?
Como se pega uma pneumonia bacteriana?
Como saber a cor do pó da Vult?
Como saber qual carne comprar?
Como saber a coloração pessoal?
Como descobrir a cor da minha energia?
Como saber a cor do pó compacto?