Como degustar vinho no restaurante?
1 - Ao chegar no restaurante, o sommelier, maître ou garçom deve oferecer-lhe a carta de vinhos, ou você pode pedi-la: “A carta de vinhos, por favor”. 2 - Leia a carta com calma e fique à vontade para pedir mais informações.
O sommelier é o profissional contratado pelo restaurante exatamente para ajudar o cliente na escolha do vinho e também para fazer todo o serviço relacionado à bebida da forma correta, como, por exemplo, assegurar que a garrafa esteja na temperatura certa, que as taças sejam adequadas etc.
Receba bem o vinho Não levante a taça para receber o vinho! Deixe sua taça na mesa, do lado direito do seu prato (onde a taça já deveria estar). A pessoa que serve irá até seu lado direito e despejará a bebida, e só depois você pegará a taça.
O sommelier deve provar o vinho antes de servir, pois cabe-lhe o dever de advertir desde logo o cliente se o vinho estiver defeituoso (bouchonée, acético, etc). Não pode é ficar bebendo nem encher o copo, é evidente.
Segure a garrafa: se você segurar a garrafa por trás, como se quisesse abraçar o rótulo com a mão vai saber que está na posição correta. É sinal de gentileza deixar o rótulo sempre visível para seus convidados saberem o que vão beber. A mão que apenas apoia a garrafa pode segurar um guardanapo.
Faz parte da tradição a pessoa que escolheu o vinho prova-lo antes de seus convidados. Chegamos ao momento da degustação inicial e há vários métodos e explicações para tal. Vou ser sucinto para facilitar: Coloque a taça próximo ao nariz e cheire: faça isso para sentir os aromas primários ou inicias do vinho.
Uma regra importantíssima da etiqueta do vinho é colocar a taça de vinho à direita do prato na mesa e, à sua esquerda, uma taça ou copo de água. Assim, os convidados podem limpar o paladar entre as garfadas para apreciar o vinho ao máximo.
Mas qual a medida indicada para encher a taça? Você pode encher as taças de vinho tinto com até 1/3 do total, as taças de vinho branco com até a metade e vinhos espumantes, como champanhe, com até 3/4 do total da taça.
A conexão existente entre a comida e o vinho é milenar na cultura gastronômica ocidental. De Portugal à Grécia, espalhando-se pelas fronteiras da Espanha, França, Itália e Alemanha, o vinho vem exercendo ao longo dos séculos um importante papel coadjuvante para tornar nossas refeições mais agradáveis e sensorialmente ricas.
Desde a invenção do restaurante como conhecemos, um fruto da iluminada Paris do século 19, até o momento atual, a relação entre gastronomia e vinho tornou-se ainda mais estreita e incorporou uma série de pequenas regras e rituais que visam contribuir para que os comensais usufruam da melhor experiência enogastronômica possível.
Tudo começa na adega, o local ideal para a conservação dos vinhos, seguindo para a carta, que deve ser equilibrada e oferecer uma boa variedade de rótulos, condizentes com o nível do local e com as especialidades culinárias servidas ali.
Vinho provado e aprovado, a quantidade servida nas taças também deve ser bem observada. É bastante frequente vermos os garçons ultrapassarem a linha imaginária que passa pelo ponto de maior diâmetro da taça que, em tese, indicam o volume adequado de serviço.
Como comprar casas prontas no The Sims Mobile?
Como fazer para esquecer pesadelo?
Como funciona o Vale-pedágio Via Fácil?
Como funciona um transmissor de FM?
Como usar o Walkie-talkie do Apple Watch?
Como baixar o PES 2021 no celular?
Qual a nota para passar em Medicina?
Como saber o resultado da prova do Encceja 2020?
Como saber a nota do Enem 2020?
Como saber a raça do meu cachorro aplicativo?
Quantos dias para saber o resultado da perícia do INSS?
Como saber o resultado da prova prática do Detran?
Quais os principais objetivos das políticas públicas de Avaliação do Saeb?