Oxalá Oxalá é uma divindade masculina, ele é o criador de todos os seres e pai de todos os orixás - com exceção de Logunedé. Ele representa o sol, a criação e a vida. Segundo a mitologia iorubá, Oxalá tentou criar os seres humanos com vários materiais, mas só conseguiu quando utilizou o barro.
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê.
Olorum criou o mundo, todas as águas, terras, todos os filhos das águas e do seio das terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que Oxalá criasse o homem. Oxalá criou o homem a partir do ferro e depois da madeira, mas ambos eram rígidos demais.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.
28 curiosidades que você vai gostar
Maria Padilha é uma das mais conhecidas falanges da Pombagira. Ela era uma linda mulher na Espanha.
Linha de Xangô : Exu Marabô Toquinho, Exu Labareda, Exu do Lodo, Exu Pedra Negra e outros. Linha de Yorimá : Exu Caveira, Exu Tata Caveira, Exu 7 covas, Exu Bananeira, Exu Mulambo, Exu 7 porteira e outros. Linha de Oxalá : Exu Tiriri, Exu Veludinho, Exu Gira Mundo, Exu Sete Encruzilhadas e outros.
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olodumarê (em iorubá: Olódùmarè), na religião iorubá e nas afrodescendentes, é o ser supremo, que vive numa dimensão paralela à nossa, conhecida como Orum. Por isso, também é aclamado como Olorum (Olórun), Senhor do Orum. É o Criador do Orum e do Aiê, o universo conhecido ou ainda desconhecido por nós.
Olorum, que tudo via, emocionou-se com o gesto de Oiá e deu-lhe o poder de ser a guia dos mortos no caminho do Orum. Transformou Odulacê em orixá e Oiá na Mãe dos espaços dos espíritos. Desde então todo aquele que morrem tem seu espírito levado ao Orum por Oiá.
A mitologia grega, por exemplo, diz que Epimeteu foi encarregado de criar os homens, mas os fez do barro, imperfeitos e sem vida. Então, seu irmão Prometeu, por compaixão aos homens, roubou o fogo de Vulcano e deu-o aos homens para que estes tivessem vida.
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Diferenças entre o Candomblé e a Umbanda
Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). Somente o pai e/ou mãe de santo dão conselhos e consultas através do Ifá, dos búzios. Tem incorporação de entidades encarnadas, ou seja: de espíritos que já viveram na terra.
Apesar de serem de origem daomeana, Nanã, Obaluaiyê, Iroko, Oxumarê e Yewá, são cultuados nas casas de nação Ketu, mas são muito raros os Iaôs que são iniciados, houve casos de passar vinte ou trinta anos sem se iniciar ninguém para esses orixás que são cultuados em locais separados dos outros.
Nanã Deusa da lama e do fundo dos rios, associada à fertilidade, à doença e à morte. É a orixá mais velha de todos e por isso muito respeitada.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Seu nome vem do ioruba Olokun : Olo: proprietário – Okun: Mar. É o Orixá dos oceanos, donde toda vida se oRiginou, e o zelador das suas riquezas e mistérios. Babá Olokún é um Orixá que governa as profundezas dos oceanos, designado por Olorun pAra manter o equilíbrio com a terra.
Cobre também o rosto com um capuz ou máscara de palhas (até os om- bros) para ocultar o rosto tomado pelas cicatrizes da varíola.
Olokun proprietário do oceano é a divindade iorubá do mar. Casada com Oduduwa, Olokun era triste e infeliz e se largou na escuridão ao se separar. Pediu, então, para Olodumaré transformá-la em água.
Oxalá na Umbanda é sempre requisitado para trabalhos ligados à doutrinação. Ele sempre está pronto a ajudar quem precisa de direcionamento e equilíbrio, principalmente na vida espiritual. Oxalá está em todas as coisas e em todos nós.
Os nomes de alguns Pretos Velhos comuns de que se tem notícia são Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de Angola, Pai Francisco, Vovó Maria Conga, Vovó Catarina.
Qualidades de Ogum na Umbanda:Ogum Matinata.Ogum Beira-Mar.Ogum de Lei Ogum Yara.Ogum Malê ou Malei.Ogum MegêOgum Rompe-Mato.Ogum Sete-Espadas.Ogum Sete-Ondas.
Como fazer a limpeza da válvula da panela de pressão?
Como o raciocínio lógico nos ajuda no nosso dia a dia?
Como montar uma lista de substituição de alimentos?
O que fazer para melhorar o desempenho do tablet?
Como melhorar o carro no Need for Speed Payback?
Qual melhor tanque para criar tilápia?
O que fazer quando o colchão é muito duro?
O que é preciso para montar uma biblioteca?
Como melhorar as fotos tiradas do celular?
Como fazer redundância de internet?
Como fazer jardim vertical artificial interno?
O que é o batente superior da porta?
Como melhorar a qualidade do microfone do celular?
Como melhorar a velocidade da internet na TV?