Montar um sistema de VNI neonatal é bastante simples. Precisam-se apenas de um sistema de CPAP nasal e de um ventilador convencional de fluxo contínuo, ciclado a tempo e limitado a pressão (Inter 3, Inter 5, Inter Neo, Dixtal,etc). Estes respiradores representam a maioria dos respiradores neonatais.
Parâmetros a utilizar (10) PEEP1 e PEEP2, Ti (designado por Thigh) FR (Frequência Respiratória) e FiO2. A PEEP e o FiO2 são iguais ao CPAP nasal referido anteriormente. O Ti (t high) é uma Unidade de tempo-Corresponde ao tempo em segundos (seg.) do nível superior do PEEP (10).
Como usar o CPAP
Nos primeiros minutos de uso, respire devagar e profundamente, depois respire normalmente. Aumente as horas de uso aos poucos: não se preocupe em passar a primeira noite completa com a máscara CPAP. Se estiver difícil dormir, você pode começar utilizando por uma hora.
O circuito respiratório se diferencia por sua estrutura, porém, os equipamentos básicos que o compõe são os são: traqueia de silicone, dreno para circuito, conector reto, conector Y para o circuito escolhido.
A ventilação mecânica se faz através da utilização de aparelhos que, intermitentemente, insuflam as vias respiratórias com volumes de ar. É preciso certos cuidados para fixar as vias aéreas durante a ventilação mecânica, a fim de que o ar se dirija para a traqueia e não passe para o esôfago e o estômago .
Os parâmetros que normalmente são ajustados nesta modalidade são: a) Frequência Respiratória (FR); b) Fração Inspirada de Oxigênio (FiO2); c) Pressão Inspiratória (LIMITE); d); Tempo Inspiratório (CICLAGEM); e) Pressão Positiva ao Final da Expiração (PEEP); g) Sensibilidade (ou Trigger).
A pressão é determinante! Se a pressão for prescrita entre 13cm/H20 e 18cm/H20, será necessário o uso do CPAP automático. Em pressões menores, como entre 9cm/H20 e 12 cm/H20, poderá ser usado um CPAP com alívio respiratório. Assim, você terá mais conforto no tratamento.
O CPAP é o dispositivo mais recomendado para o tratamento de distúrbios respiratórios. A sigla, em inglês, significa Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas. “Esse aparelho fornece um fluxo positivo e contínuo de ar durante toda a noite, evitando que as vias respiratórias fiquem obstruídas.
Para utilizar o CPAP corretamente, o aparelho deve estar colocado perto da cabeceira da cama e, depois, deve-se seguir o passo-a-passo: Ligar o aparelho e respirar apenas pelo nariz. Nos primeiros tempos é normal que a utilização do CPAP seja um pouco desconfortável, especialmente ao tentar colocar o ar para fora dos pulmões.
Para melhorar esse desconforto pode-se tentar umidificar mais o ar do cômodo, colocando uma bacia com água morna no interior, por exemplo. Para garantir um funcionamento correto, deve-se limpar a máscara e os tubos do CPAP todos os dias, utilizando apenas água e evitando o uso de sabão.
CUIDADOS COM O CPAP NASAL Posicionamento INCORRETO do CPAP: pronga encostando no septo Fotografia de uso restrito, não é permitida a reprodução sem autorização. portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br CUIDADOS COM O CPAP NASAL Quando ocorre uma fixação correta do CPAP o recém-nascido fica tranquilo e calmo a maior parte do tempo.
Material utilizado: Circuito de CPAP de acordo com o tamanho do RN Copo umidificador estéril, equipo simples e frasco de água destilada estéril(1l) Respirador/ aquecedor acoplado ou CPAP de bolhas Válvulas redutoras, se necessário Hidrocolólide extra fino em placa se necessário Touca de algodão, fita adesiva, esparadrapo e fita crepe
Quais são os perigos causados pelos raios?
Quanto tempo dura uma procuração?
Quanto tempo dura carne crua na geladeira?
Como por letras diferentes nas fotos do instagram?
Quanto tempo demora cicatrizar tatuagem?