As espécies que vivem em ambiente de água doce apresentam em sua célula uma organela que atua na osmorregulação: o vacúolo contrátil, também chamado de pulsátil. Como o interior do protozoário é hipertônico em relação ao meio, ocorre um contínuo fluxo de água para o interior da célula.
As organelas responsáveis pela locomoção do protozoário podem ser os flagelos, os cílios ou ainda extensões fluidas do próprio corpo (os pseudópodes).
Os protozoários ciliados são aqueles que se locomovem por auxílio de estruturas denominadas de cílios, como o Paramecium. Os flagelados, por sua vez, utilizam como meio de locomoção os flagelos, como é o caso do Tripanosoma cruzi, causador da doença de Chagas.
Os protistas podem apresentar reprodução assexuada por: Bipartição ou cissiparidade: divisão da célula do organismo após a duplicação do material genético; Zoosporia: tipo de reprodução comum em alguns tipos de algas que apresentam estruturas reprodutivas especializadas.
A digestão desses seres é intracelular. Eles lançam pseudópodes (projeção da membrana celular) para englobar o alimento. Dentro dessa bolsa, fagossomo, onde fica o alimento são lançadas enzimas para digestão.
Os protozoários são seres eucariontes, ou seja, possuem núcleo celular organizado dentro de uma carioteca. ... Os protozoários também apresentam algumas características semelhantes aos animais, como locomoção, ingestão de alimentos e ausência de parede celular rígida.
São conhecidos também por mastigóforos por pertencerem à Classe Mastigophora do Filo Plasmodroma que por sua vez está incluído no Reino Protista. Locomoção: A locomoção desses protozoários ocorre por batimento de um ou mais flagelos, relativamente compridos e com forma de chicote.
Estrutura. Os protozoários apresentam as seguintes estruturas: Cinetoplasto: Provavelmente, trata-se de uma mitocôndria especializada, sendo muito rica em DNA; Reservatório: Acredita-se que seja um local de secreção, excreção e ingestão de macromoléculas.
Existem ainda protozoários que se movimentam com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismo e promovem a locomoção. Esse grupo, do qual fazem parte as amebas, é chamado de rizópodos.
A reprodução dos protozoários geralmente ocorre por divisão (binária ou múltipla), ou seja, um tipo de reprodução assexuada. Algumas espécies são capazes de produzir esporos (cistos), que possuem um envoltório ao seu redor e ficam inativos em períodos ambientais desfavoráveis.
Como exemplo desse grupo, podemos citar o Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária. Os protozoários possuem uma classificação bastante controversa e complexa. Atualmente, alguns pesquisadores classificam esses seres em dezenas de filos diferentes dentro do Reino Protoctista.
Protozoário é um termo popular para indicar organismos predominantemente unicelulares, cuja origem é grega, onde proto significa primeiro e zoo, animal. Acredita-se que as primeiras observações destes organismos foram feitas por Antonie van Leeuwenhoek entre o século XVII e XVIII.
Como referenciar imagens em pôster?
Quem pode reformar a Constituição?
Como referenciar guia de bolso?
Como reformar uma cadeira velha?
Como fazer referência de tabela?
Qual é o Salmo que fala da família?
Qual a melhor forma de organizar rotinas e compromissos?
Como fazer para curar a sinovite?
Como devemos orar pelos nossos filhos?
Como fazer uma rotina de horários?
Como organizar a tela inicial do iPhone?
Como referenciar artigo científico no Word?
Como refogar cebola e alho sem óleo?