A prática regular do esporte, além de uma vida mais saudável, proporciona ao praticante, uma forte inclusão social, que inclui a criação e manutenção de ciclos de amizades e diversão. ... Ao aliarmos esporte e educação de qualidade é possível que nossas crianças e jovens se sintam participantes da sociedade.
O esporte tem sido uma importante ferramenta quando o assunto é inclusão social. Além de promover a convivência em grupo, atividades desse tipo ajudam no crescimento pessoal, na percepção da participação de cada um na sociedade, no aprimoramento da disciplina, do respeito ao próximo, entre diversos outros aspectos.
Por meio da prática esportiva, é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas e fortalecer a autoestima. Além disso, quando praticado em grupo, o esporte ajuda as crianças a melhorarem suas habilidades sociais.
É notório que a prática esportiva tem como importância o desenvolvimento de hábitos saudáveis, mostrar o caminho e conquistas de suas metas, estimular a disciplina, trabalhar em equipe, respeitar o seu adversário, melhorar sua autoestima, além de proporcionar ascensão financeira e social.
A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. “É possível perceber-se o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, ajustando socialmente esse homem ao meio que vive” (BURITI, 2001, p. 49).
27 curiosidades que você vai gostar
Além disso, o esporte ganha importância como ferramenta de inclusão social, pois mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial, ou seja, possui papel educativo pleno.
O esporte tem comprovada importância na qualidade de vida de qualquer pessoa. A atividade esportiva contribui não só para o desenvolvimento físico, como também é uma poderosa ferramenta de ajuda na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.
Além dos aspectos físicos, o esporte também cria oportunidades de socialização com outras pessoas e ajuda a dar mais independência para a pessoa com deficiência. A prática de exercícios também contribui com o psicológico, aumentando a autoconfiança e autoestima, otimismo e a percepção de capacidade.
A importância do esporte na educação está na realidade de que, cada vez mais os esportes vêm apresentando-se como um instrumento educacional, que visa o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adolescentes, capacitando o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as ...
A inclusão social proporcionada pelo esporte contempla também as pessoas de baixa renda, que enxergam nas práticas esportivas um caminho para a melhoria de sua qualidade de vida.
Para as pessoas com deficiência, praticar esportes pode representar muito mais que saúde. São vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
A importância do esporte para a inclusão
A prática esportiva estimula diversas partes do corpo humano. Por meio dela é possível desenvolver capacidades motoras e cognitivas. O futebol, por exemplo, envolve a corrida, o chute, o pensamento estratégico e a colaboração com outras pessoas.
Além do lazer e saúde, o esporte leva até as pessoas ensinamentos e comportamentos essenciais para uma vida em sociedade. O esporte gera solidariedade, respeito, educação, responsabilidade, além da inclusão social, juntando diversos indivíduos de vários sexos, etnias, idades, necessidades e classes sociais diferentes.
A prática de atividade física e/ou esportiva por pessoas que possuem algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, intelectual ou física, pode proporcionar, dentre os diferentes benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e ...
Qual a importância da inclusão social? ... Dessa forma, a inclusão social é importante pois combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.
Conheça alguns esportes adaptados para quem usa cadeiras de rodasAtletismo. Praticado por paratletas de ambos os sexos. ... Basquete. Praticado por paratletas de ambos os sexos. ... Bocha. Cadeirantes com paralisia cerebral severa podem competir sozinhos, em duplas ou em equipes. ... Esgrima. ... Halterofilismo. ... Rugbi. ... Tênis. ... Tênis de Mesa.
Praticar esportes também pode ser uma forma de auxílio para a reabilitação da pessoa com deficiência.
...
Confira 19 esportes para pessoas com deficiência.Basquete. Foto: Arquivo Freedom. ... Bocha. ... Tênis de mesa. ... Voleibol sentado. ... Futebol de 5. ... Goalball. ... Natação. ... Remo.
Para pessoas com deficiência, a prática é ainda mais importante. As diversas modalidades melhoram a condição cardiovascular de quem as pratica, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor.
São diversos os benefícios físicos e mentais: nosso ânimo melhora, temos mais disposição, há liberação de hormônios importantes para o organismo, e ajuda na parte estética, ou seja, troca a gordura por massa magra”, explica Nathali Oliani, nutróloga e médica do esporte. ...
A prática de esporte ajuda o corpo a liberar endorfina, hormônio que traz bem-estar. Assim, a pessoa fica menos ansiosa, melhora o humor e, consequentemente, reduz os níveis de estresse e os riscos de depressão. Isso vai ter reflexos na rotina, com uma convivência mais sadia no trabalho e com a família.
A prática de esportes é uma forte ferramenta para a inclusão social. ... Isso auxilia na inclusão social com o fortalecimento da autoestima e na formação de um indivíduo mais consciente de si. Praticar esportes é não só cuidar da saúde do corpo, mas da mente e do futuro de um jovem ou de uma criança.
Ao praticar uma atividade física regularmente, ocorre um aumento de endorfina no organismo. Essa substância é responsável por alterações de humor, promovendo bem-estar. Por essa razão o esporte pode auxiliar na reversão de quadros de depressão, sendo muitas vezes parte de tratamentos psicológicos.
Assista a algumas dessas histórias:Vôlei para idosos praticado na rua transforma escola e comunidade. ... Capoeira no contraturno escolar encoraja alunos com e sem deficiência. ... Escola realiza gincana entre crianças e famílias para se aproximar de comunidade.
A interação social dos jogadores no esporte depende do principio dos mesmos. ... Para que o esporte seja mais uma ferramenta de inclusão do que exclusão, o objetivo dos jogadores devem ser visar a interação, a diversão e, invés de excluir aqueles que não tem mérito para jogar em uma partida competitiva, ensina-los.
Nessa atividade, as principais alterações são: o uso de bola com guizo e a participação de goleiros e chamadores sem deficiência visual, que têm o papel de orientar os outros jogadores. Como outro exemplo, podemos citar o basquete em cadeira de rodas, praticada por pessoas com alguma deficiência físico-motora.
Como funciona o título de capitalização Itaú?
Como utilizar os pontos do cartão BB?
Como resgatar os pontos do Mercado Livre?
Como ver os pontos do clube Claro?
Como resgatar fundo imobiliário?
Onde o Outlook para Android salva os anexos?
Como resgatar o seguro prestamista da caixa?
Como faço para resgatar Léguas do Cartão Submarino?
Como cancelar dindin do Milhão?
Como retirar o dinheiro do cartão BOM?
Como recuperar imagens apagadas do Instagram?
Como jogar Call of Duty Modern Warfare multiplayer de graça?
Como recuperar Xbox Live Gold?
Como esquivar Devil May Cry 5 pc?
Como saber o tamanho do cilindro de GNV do meu carro?
Quantos CM tem a sola do All Star?