Por meio da observação da posição dos astros, esses as civilizações previam eventos climáticos, marcavam a passagem de tempo e se localizavam. ... Baseavam o cultivo e a colheita e épocas de caça e pesca na posição dos astros prevendo, por exemplo, se o tempo estaria mais chuvoso ou mais seco.
As constelações indígenas ganharam animações e até versões em realidade virtual para permitir maior interação dos jovens. "Em 1614, todos os tupinambás do Maranhão sabiam entender a relação do céu com a terra. Hoje, ocorre um abandono desse conhecimento milenar e por isso precisa ser estudado e documentado", explica Germano.
Povos indígenas de todo o mundo - do Egito à América, sempre utilizaram as estrelas como uma espécie de agenda do clima e como bússola para orientação. Normalmente associadas aos rituais das tribos, as constelações indígenas foram fundamentais para a sobrevivência de diferentes etnias.
A maneira que eles encontraram para fazer essa marcação foi por meio do sol, da lua e também das constelações", afirma o astrônomo Germano Afonso. As constelações da cultura greco-romana, como escorpião, leão, peixes, touro, entre outras, são as mais conhecidas, mas não são as únicas.
O ocidente se acostumou às constelações criadas na Grécia Antiga a partir da junção de estrelas: Áries, Capricórnio, Leão, Escorpião e muitas outras. Usadas na astronomia e na astrologia, essas constelações ocidentais não são unanimidade
Qual a importância do iodo na tireoide?
O que houve com Hermes e Renato?
Quanto tempo posso guardar o feno?
Como o fanatismo pode ser combatido?
Como lidar com uma colega de trabalho difícil?
O que é que significa intuito?
Como o irmão do dr Shaun morreu?
Como Áries reage quando está apaixonado?
Como o Islã chegou ao Reino de Gana?
Como saber se capacitor está em curto?
Como consultar pagamento de bolsa CNPq?
Como saber se está na hora de colher as cenouras?
Como saber se a bomba d'água está funcionando perfeitamente?
Como saber se uma LV é original?