Os linfócitos T citotóxicos podem utilizar um segundo mecanismo para induzir a morte de células-alvo por apoptose. Este mecanismo é baseado na expressão por parte do linfócito de uma molécula de superfície chamada de Fas- L e da célula-alvo expressar na sua superfície da molécula Fas.
O linfócito T citotóxico, CD8+, tem como função principal a eliminação de células infectadas por parasitas intracelulares, nominalmente os vírus.
Tanto as células NK como os linfócitos T citotóxicos matam as células infectadas por virus através da indução de apoptose antes que os virus tenham chance de replicar-se.
As principais funções dos linfócitos T incluem a ativação de fagócitos, morte de células infectadas e auxílio para as células B. Ou seja, essas funções exigem que eles interajam com outras células, que podem ser os fagócitos, as células hospedeiras infectadas, ou os linfócitos B.
Elas são ativadas em resposta a diversos estímulos, nomeadamente por citocina produzidos por outros elementos do sistema imunitário, por estimulação dos receptores de Imunoglobulinas FcR, presentes na sua membrana celular, e pelos receptores de activação ou inibição, específicos das células NK.
Os linfócitos T citotóxicos agem diretamente sobre as células estranhas e infectadas por vírus por meio da: Escolha uma: a. fagocitose, ou seja, englobamento da célula infectada. b. produção de perforinas (proteínas), que abrem orifícios nas membranas plasmáticas provocando a lise das células, e indução de apoptose nas células-alvo.
As células T citotóxicas , células NKT, células T citotóxicas ou células assassinas T (CTL, Inglês Linfócitos T Citotóxicos ) são um dos grupos de células envolvidas nas respostas imunitárias celulares específicas em humanos e outros organismos multicelulares.
As células infectadas que são “processadas” por linfócitos T citotóxicos são “limpas” por outras células, como os fagócitos, que também participam da “cicatrização” de porções de tecido morto ou necrótico. As células T citolíticas são ativadas por células dendríticas que expressam moléculas de MHC classe I carregadas ou marcadas com antígenos.
Características e estrutura Os dois tipos de linfócitos existentes têm um diâmetro aproximado de 8 a 10 μm e um núcleo grande que contém heterocromatina densamente compactada. Mitocôndrias, ribossomos e lisossomos são encontrados na porção fina do citosol.
Como falar com um atendente do Ministério da cidadania?
Para que serve tramadol gotas 100mg?
Para que serve ácido acetilsalicílico 500 mg?
Qual o melhor horário para tomar o vinagre de maçã?
Como instalar o Django no Linux?
Quando o celular da Positivo não quer ligar?
Como o esporte pode contribuir para uma melhor qualidade de vida?
Como os densímetros são usados para verificar a qualidade da gasolina e do álcool?
Como interpretar os índices de endividamento?
O que é código genético e como ele se caracteriza?
Como instalar um Docker no Windows?
Qual a importância do EAD para educação no Brasil?