Existem seres considerados seres decompositores, esses seres decompoem restos de animais e ao fazer isso contribuem para a formação de rochas e nutrientes para o solo.
Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico.
Compreende os vegetais, animais, bactérias, fungos, liquens, os quais têm influencias dinâmicas nos processos de formação do solo. Estes organismos exercem ações físicas e químicas sobre o material de origem e continuam a atuar no perfil do solo. Estas ações podem ser classificadas como conservadoras e transformadoras.
Os organismos vivos atuam de forma contínua sobre o solo, tanto na sua formação quanto na sua transformação, conservando-o, degradando-o ou alterando sua composição físico-química.
O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese. Nesse sentido, a formação dos solos na natureza levou milhões de anos, apresentando, quase sempre, aspectos relacionados com o seu material de origem e as interferências naturais e antrópicas proporcionadas sobre eles.
Os principais elementos que atuam na formação do solo são: a) Apenas elementos da natureza (clima, relevo, água e seres vivos), pois as atividades humanas não exercem nenhuma influência na formação do solo.
Como organizar seu quarto de forma simples e rápida?
Como deixar a água do lago Azul?
Como deve ser dividido o orçamento familiar?
Como organizar o almoxarifado da empresa?
Como se organizar no orçamento?
Como elaborar o calendário escolar?
Como são feitas as instalações elétricas residenciais?
Como organizar as informações na lousa?
O que faz o responsável pelo setor de compras?
Como eram feitos os vitrais nas igrejas góticas?
Como são produzidos os filmes de animação atuais?
Como organizar o serviço de enfermagem?
Como é produzido os livros em braille?
Como organizar um dia de beleza no salão?
Como saber se minha chinchila está grávida?
Onde são produzidas as roupas que usamos?