Feitas de cipó e trepadeiras pelas tribos indígenas da América do Sul, as redes começaram a sua história no Brasil colônia, como meio de transporte dos portugueses e suporte para enterrar os mortos. ... E assim, as redes caíram no gosto da casa brasileira, seja para embalar o sono, as conversas ou os namoros.
Cada tribo tem um chefe guerreiro, chamado cacique, e um chefe religioso, chamado pajé. As casas dos índios chamam-se ocas, são cabanas construídas com paus e barros, cobertas de palha ou folhas de arvores. As armas dos índios são arco e flechas e as lanças. Os índios costumam dormir em redes ou esteiras.
O hábito de dormir na rede ou dar uma cochilada é bem comum nas regiões Norte e Nordeste e são uma herança dos índios. ... "No período colonial, ser transportado numa rede era um símbolo de distinção, era uma forma de chamar atenção para a sua riqueza, prestígio social", aponta Couto. A rede tinha o seu valor.
A rede de descanso, rede de dormir, cama de rede ou maca é um utensílio doméstico de origem ameríndia, originalmente feita com cipó e lianas. Consiste numa espécie de tecido com alças.
Os índios moravam em ocas, onde dormiam em redes e esteiras. As ocas eram construídas de sapé ou de palmeira. Eram distribuídas em volta de um grande círculo, onde os índios faziam suas refeições e suas cerimônias religiosas.
Mas poucos tem conhecimento que ela é uma tradição herdada daqueles que primeiro habitaram nossas terras: os índios.
Os índios têm um jeito bem característico de se vestir e se enfeitar. Penas na cabeça, saias, pinturas corporais e colares estão entre os adornos que os próprios índios confeccionam e utilizam no dia-a-dia. ... Durante o inverno, os índios podem utilizar uma bata para se protegerem do frio.
Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques ou aruak (Amazônia) e caraíbas ou karib (Amazônia).
Por mais de 500 anos, desde que os europeus chegaram ao Brasil, os povos indígenas enfrentam o racismo, roubo de terras, integração forçada e violência genocida. O atual governo, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro, está tentando tirar os direitos dos povos indígenas.
O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos.
Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Como extrair o minério de ferro no Minecraft?
Como fazer maquiagem para fotos ao ar livre?
É possível ficar milionário em 10 anos?
Como transformar coordenadas UTM em topográficas?
Como maquiar uma senhora de 60 anos?
Quais são as funções do intérprete de Libras?
Como passar de volts para amperes?
Como lidar com intrigas e fofocas no trabalho?
Como transformar beta em alfa?
O que é preciso para se tornar um soldado?
Como ser revendedor de produtos?
O que fazer para se manter competitivo no mercado?
Para que um líder desenvolva suas competências?
Como tratar corrimento de repetição?
Como revender polpa de frutas?
Quais aspectos éticos devem ser considerados na assistência ao paciente em atendimento domiciliar?