A constituição de 1988 delega à família o “amparo às pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhes o direito à vida”. ... No entanto, os vínculos sociais e emocionais se fazem necessários para assegurar uma estabilidade emocional deste idoso.
Perante o idoso, a família assume um papel importantíssimo. ... Sendo assim, cabe aos membros da família entender as transformações de vida da pessoa, conhecer melhor suas fraquezas e modificar a visão e suas atitudes quanto à velhice, colaborando para que o idoso mantenha o seu lugar no grupo familiar e na sociedade.
Segundo o Artigo 230 da Constituição Federal “A Família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.
No Brasil, além das determinações constitucionais quanto aos direitos e garantias fundamentais que abrangem todos os cidadãos, o principal instrumento legal para a proteção específica desse segmento da população é o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 1º. de outubro de 2000).
Manter o idoso e seus familiares informados sobre diagnósticos, tratamentos e cuidados a serem realizados. Evitar hospitalizações desnecessárias ou o prolongamento do período hospitalar. Através de sua função educativa, pode ensinar família e cuidadores a fazer curativos, avaliar desidratação/ desnutrição, etc.
Um estudo realizado com cuidadores familiares de idosos dependentes, mostrou que um dos maiores obstáculos apontados pelos cuidadores era a impossibilidade de sair de casa, passear, pois ficavam atrelados à responsabilidade e preocupação diária com o cuidado ao idoso, o que contribuía para o sentimento de solidão e de ...
A afetividade da família para com o idoso é de suma importância para a sua estabilidade emocional. O idoso tem vontade própria. A comunidade e a família tem que estar atenta aos anseios, angústias, desejos; no qual quase nunca são questionados e respeitados.
O fato de os idosos viverem com os filhos não é garantia de presença de respeito e prestigio nem da ausência de maus-tratos. As denuncias de violência contra idosos aparecem em grande escala na própria residência, na maioria dosa casos pelos próprios filhos e outros parentes.
DO DIREITO À SAÚDE Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promo-
O fortalecimento dos vínculos familiares com o idoso Daniela Corrêa¹ Centro Universitário UNA Resumo O presente artigo tem como objetivo analisar os vínculos familiares com os idosos e suas implicações, cujos desdobramentos frequentemente são marcados por conflitos
Como montar uma confecção de roupas para cachorro?
Como fazer uma surpresa para o marido simples?
Como se escreve baixo instrumento em inglês?
Como conseguir o histórico escolar pela internet PR?
Como pedir auxílio-doença pelo meu INSS?
O que é ilusão de óptica de exemplos?
O que precisa para retirar documento no Detran?
Qual a forma correta de escrever interesse?
Como implantar diploma digital?
Qual o nome da doença causada por vermes?
Como escrever uma frase em hieróglifos?
Qual a medida do cartão do SUS?