A omissão de informações é um dos principais fatores para tornar um CNPJ inapto, e isso ocorre a partir do momento em que a mesma deixa de enviar ou declarar dados importantes à Receita Federal, estando sujeitas a multas e a suspensão do CNPJ.
O CNPJ inapto é a situação cadastral da empresa que deixou de cumprir com suas obrigações legais por, pelo menos, dois anos consecutivos. Geralmente, a inaptidão é concedida aos negócios que deixaram de encaminhar seus demonstrativos e declarações contábeis durante o período.
Em resumo, a Receita Federal considera uma empresa inapta qualquer pessoa jurídica devidamente formalizada junto ao Estado (isso é, que possua um CNPJ) que tenha alguma omissão de declaração fiscal por dois anos seguidos.
Assim se a empresa tiver sido intimada por edital e não regularizar a situação no prazo de 60 dias, é declarada inapta. Por isso, a mesma deve fazer uma declaração e encaminhar à Receita Federal, solicitando o restabelecimento de sua inscrição que foi baixada.
O CNPJ Inapto ocorre quando a empresa omite dados, demonstrativos e declarações de contabilidade num espaço de 2 anos consecutivos. Por exemplo: se ela não apresentar alguma documentação ou relatório obrigatório por parte do governo, durante dois exercícios consecutivos, é considerada inapta perante a Receita Federal.
24 curiosidades que você vai gostar
Qual o passo a passo para encerrar uma empresa Inapta por omissão, a mesma nunca teve atividades, é simples nacional!. Olá, Letícia! Teria que verificar as pendências que a inativaram, para ver a regularização na Receita, e com o CNPJ reativado, poder dar entrada na baixa.
Reativação do CNPJ após a baixa por omissão contumaz
Quem deseja reativar o CNPJ terá que fazer a prestação de contas à Receita Federal. O primeiro passo será entregar todas as declarações omitidas nos últimos cinco anos. Porém é preciso ter cuidado redobrado, porque o contribuinte não poderá ter erros neste documento.
As empresas individuais e as sociedades mercantis ou civis, ME e EPP que durante 5 anos não tenham exercido atividade econômica de qualquer espécie, poderão requerer a baixa no registro (Junta Comercial ou Cartório) independente de prova de quitação de tributos e contribuições para com a Fazenda Nacional, INSS e FGTS.
Se você verificou que a sua empresa está irregular, saiba que o primeiro passo para resolver essa situação é contar com a ajuda de um profissional contábil. Ele reunirá todas as informações do seu empreendimento, sejam elas relacionadas a débitos e pendências nas suas obrigações.
Como funciona uma consulta de Tarot online?
Quais são os tipos de lavagem intestinal?
Como usar o LinkedIn para empresas?
Como se faz soro caseiro para inalação?
O que é visgo para pegar passarinho?
Como limpar as folhas da planta Pacová?
Como mudar o nome da conta do Xbox?
Como mudar o assinante da Netflix na TV Samsung?
Como funciona uma Subadquirente?
Como transformar o perfil do Instagram em comercial?
Como mudar o perfil de investidor na rico?
Como mudar número de validação Mercado Pago?