A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.
Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos .
A percepção visual é um processo que começa em nossos olhos: Foto-recepção: Os raios de luz alcançam nossos alunos e ativam as células receptoras da retina. Transmissão e processamento básico: Os sinais criados por essas células são transmitidos através do nervo ótico ao cérebro.
Fatores internos, como memória, experiência, humor e estresse, e fatores externos, como o ambiente de trabalho, a exposição e a performance, por exemplo, se combinam para influenciar a nossa percepção e as decisões que tomamos.
A passagem da sensação para a percepção seria neste caso, um ato realizado pelo intelecto do sujeito do conhecimento, que confere organização e sentido às sensações. Resumindo, para os empiristas, a sensação conduz à percepção como uma síntese passiva, isto é, que depende do objeto exterior.
A percepção não é um processo unitário e é realizada espontaneamente, mas deve haver uma série de fases para a captura correcta dos estímulos.
As pessoas podem não estar cientes dos passos reais do processo, porque é automático e instantânea. Há 8 etapas para o processo de percepção: estímulos ambientais, atenção aos estímulos, imagem da retina, transdução, processamento neural, percepção, reconhecimento e ação.
Só se consegue entender bem o processo de percepção das cores quando se compreende bem a adição e subração das cores para chegar a tonalidades secundárias. Falando de cores primárias, podemos citar o exemplo da luz que emite os monitores de computador e para produção de novas tonalidades é usado o processo aditivo.
Na percepção das formas, as teorias da percepção reconhecem quatro princípios básicos que a influenciam: segregação figura-fundo - explica que percebemos mais facilmente as figuras bem definidas e salientes que se inscrevem em fundos indefinidos e mal contornados (por exemplo, um cálice branco pintado num fundo preto);
Como criar um mapa conceitual?
Qual é o tamanho da placa de drywall?
Como funciona a estabilidade para acidente de trabalho?
Qual é a melhor potência de som?
Qual a diferença do genérico para o original?
Quais são os direitos sociais dos trabalhadores?
Como agendar a carteira de trabalho pela internet?
Pode tomar quantos Lacto-purga?
Quais são os exames solicitados pelos urologistas?
Qual o salário de Carlos Alberto?
Como conseguir dormir com uma infecção urinária?
Quantos kg de costela para 70 pessoas?
Quem faz as entregas da Shopee?
Qual a origem da psicomotricidade funcional?
Qual a forma correta de usar cinta?