Na concepção grega, a verdade é alétheia, que significa o não oculto, o não, dissimulado e, como tal verdadeiro, é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é. O falso é pseudos, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece.
Uma verdade pode ser demonstrada sem ser reconhecida como verdadeira, por não ser muito clara. Diz-se que é um postulado, pois precisa ainda de comprovações para se chegar a real verdade. ... Assim, a verdade pode se aplicar para algumas pessoas e para outras não, pois depende da perspectiva e contexto de cada um.
Na Grécia Antiga, a liberdade era associada ao ato de pensar, de filosofar. A reflexão racional que o homem faz sobre seus desejos. Ser livre era ser mestre de si mesmo, ter domínio sobre suas ações. ... Para Aristóteles, é livre e voluntária a ação que não sofre coações.
Para os gregos, a harmonia do homem, dependeria da sua capacidade de harmonizar corpo e alma. Em sua concepção os gregos possuíam uma visão mitológica sobre a alma, onde a alma antes de encarnar no corpo humano, onde tinha contato direto com o conhecimento.
Quanto às fontes, existia uma preponderância das fontes orais sobre as escritas. Nas origens da historiografia era quase obrigado o uso de fontes orais, pois os gregos antigos não dispunham de suficiente material de arquivo ou bibliográfico.
A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos.
A verdade filosófica. Em filosofia, uma designação tradicional de verdade diria que é aquilo que permanece inalterável a quaisquer contingências, um conceito que não está em concordância com o senso comum e que trás um problema.
Tem referência nas formas latinas verĭtas, verĭtātis, associado a vērus, por verdadeiro, sobre a raiz do proto-germânico em *wēro-, por certo ou real. ... Assim, a etimologia direta nos coloca na Roma imperial, onde a concepção surgida na Grécia se transforma no latim veritas.
Considerada a questão de outro ângulo, os gregos são basicamente vistos como homens livres, enquanto os bárbaros, aos olhos de todos, são dou=loi, já no âmago do seu ser ; assim, como se sabe, os gregos legitimaram a sua pretensão ao domínio sobre os bárbaros (Arist. Pol., 1252 b 5-9).
Liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, autonomia, auto-determinação, espontaneidade e intencionalidade. A liberdade pode ser entendida em um sentido amplo ou mais restrito, pensado como liberdades e definidas pelo Direito.
Filósofos Clássicos Gregos Gradativamente, as preocupações voltadas para a relação com a natureza (physis) vão dando lugar ao pensamento sobre as atividades humanas. Isto justifica o termo "antropológico", que tem origem nas palavras gregas, anthropos, "ser humano" e lógos, "razão", "pensamento", "discurso".
Há mais de 2 mil anos, o filósofo grego Aristóteles já tinha entendido tudo. Em seu livro Sobre o Céu, ele escreveu: “Novamente, nossas observações das estrelas tornam evidente que não só a Terra é circular, como também se trata de um círculo não muito grande.
Os gregos possuíam uma forte tradição oral pautada nas narrativas dos mitos, o que dava conta de construir o pensamento coletivo e sua leitura de mundo. A partir do final do século VII a.C., surge a filosofia como a atitude de explicar o mundo de forma lógica e racional.
Filosofia Grega. O termo Filosofia Grega é utilizado para designar o período que se estende desde o nascimento da filosofia na Grécia Antiga, no final do século VII a.C. ao fim do período helenístico e a consolidação do período medieval da filosofia, no século VI d.C..
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