os europeus viam os africanos como escravos ou seja servos que trabalhavam para continuarem vivos.
A África Portuguesa compreende os territórios que foram colonizados pelos portugueses durante o século XV-XVI no continente africano. Em consequência da expansão ultramarina foram dominados os territórios hoje pertencentes a Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
A África no imaginário europeu Resultado de observações rasas e interpretações religiosas. Para os europeus da época, os africanos representavam os “Outros”. As quais tinham-se um distanciamento, estranhamento e por vezes, sentimento de superioridade, pautadas por uma visão etnocêntrica.
A dominação europeia na África teve início no século XV, como consequência da expansão marítima - comercial empreendida naquela época pelos países europeus, que foram se apropriando do território africano.
Resposta:Inglaterra,Espanha,Alemanha,Portugal,Bélgica,Holanda e França.
"Somente dois países não foram colônias em nenhum instante: Libéria (que era um estado formado por escravos libertos dos Estados Unidos) e Etiópia (que foi dominada pela Itália entre 19)", afirma Luiz Arnaut, professor da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os dois principais países da primeira onda do colonialismo europeu foram Espanha e Portugal, que foram responsáveis por colonizar a América do Sul e Caribe através do Tratado de Tordesilhas em 1494. Esse tratado foi responsável pela divisão da terra entre Espanha e Portugal.
Por isso, nesta aula veremos como os europeus chegaram ao continente africano e como ocorreu a cristianização do Reino do Congo. O século XV corresponde ao momento em que os reinos Ibéricos de Portugal e Espanha se organizam para empreender as expedições ultramarinas.
No decorrer do século XV, os europeus, no intuito de expandir suas atividades comerciais, exploraram a costa africana. Com a colonização da América, necessitavam de mão de obra para trabalhar nas terras conquistadas no “Novo Mundo”.
A partir daí, finalmente, os portugueses começaram a deixar a África. Os diferentes povos cujo sangue está no DNA do brasileiro. É um subgrupo dos povos de origem Bantu, que se espalham pela África sul-equatorial. Foram maciçamente trazidos ao Brasil a partir dos territórios de Moçambique e Angola.
Mas esse cenário começou a mudar com as viagens dos portugueses à África no século XV. Nos locais onde os portugueses atracavam em sua jornada, eles fundavam feitorias. Elas serviam como entrepostos comerciais com os povos nativos e armazéns para o abastecimento das embarcações que seguiam viagem.
Como jogar de Morgana SUP 2021?
Como roubar em um jogo de bingo?
Como saber qual empresa ganhou Licitação?
Como saber quem consultou meu CPF de graça?
Como medir o tamanho de uma broca?
Qual disjuntor usar no relógio?
Pode pegar filhote de passarinho na mão?
Como saber o que Buildar no LoL?
Como escolher um chuveiro que esquenta?
Como saber qual é o positivo ou negativo de um carregador?
Como jogar o jogo decisões da Estrela?
Como descobrir qual app está fazendo propaganda?
Quais as versões de Cabo HDMI?
Qual creme usar no meu cabelo?
Como saber qual dispositivo está consumindo mais internet?
Como achar filtro no Snapchat?