os europeus viam os africanos como escravos ou seja servos que trabalhavam para continuarem vivos.
A África Portuguesa compreende os territórios que foram colonizados pelos portugueses durante o século XV-XVI no continente africano. Em consequência da expansão ultramarina foram dominados os territórios hoje pertencentes a Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique.
A África no imaginário europeu Resultado de observações rasas e interpretações religiosas. Para os europeus da época, os africanos representavam os “Outros”. As quais tinham-se um distanciamento, estranhamento e por vezes, sentimento de superioridade, pautadas por uma visão etnocêntrica.
A dominação europeia na África teve início no século XV, como consequência da expansão marítima - comercial empreendida naquela época pelos países europeus, que foram se apropriando do território africano.
Resposta:Inglaterra,Espanha,Alemanha,Portugal,Bélgica,Holanda e França.
"Somente dois países não foram colônias em nenhum instante: Libéria (que era um estado formado por escravos libertos dos Estados Unidos) e Etiópia (que foi dominada pela Itália entre 19)", afirma Luiz Arnaut, professor da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os dois principais países da primeira onda do colonialismo europeu foram Espanha e Portugal, que foram responsáveis por colonizar a América do Sul e Caribe através do Tratado de Tordesilhas em 1494. Esse tratado foi responsável pela divisão da terra entre Espanha e Portugal.
Por isso, nesta aula veremos como os europeus chegaram ao continente africano e como ocorreu a cristianização do Reino do Congo. O século XV corresponde ao momento em que os reinos Ibéricos de Portugal e Espanha se organizam para empreender as expedições ultramarinas.
No decorrer do século XV, os europeus, no intuito de expandir suas atividades comerciais, exploraram a costa africana. Com a colonização da América, necessitavam de mão de obra para trabalhar nas terras conquistadas no “Novo Mundo”.
A partir daí, finalmente, os portugueses começaram a deixar a África. Os diferentes povos cujo sangue está no DNA do brasileiro. É um subgrupo dos povos de origem Bantu, que se espalham pela África sul-equatorial. Foram maciçamente trazidos ao Brasil a partir dos territórios de Moçambique e Angola.
Mas esse cenário começou a mudar com as viagens dos portugueses à África no século XV. Nos locais onde os portugueses atracavam em sua jornada, eles fundavam feitorias. Elas serviam como entrepostos comerciais com os povos nativos e armazéns para o abastecimento das embarcações que seguiam viagem.
Quais alimentos causam oleosidade na pele?
Qual o melhor suco para quem tem insuficiência renal?
O que não pode faltar na alimentação do idoso?
Por que o fio negativo do chuveiro aquece?
Quais são os riscos no ambiente hospitalar?
Como responder em inglês What is your last name?
O que significa quando o processo está em segunda instância?
O que é mediação do professor?
Qual renda é considerada pobreza?
Qual Decreto está em vigor sobre armas?
Qual é a raiz da palavra tentação?