Qualquer ato de desobediência ou falha no cumprimento das tarefas era suficiente para que o escravo sofresse maus tratos, que iam desde xingamentos, bofetões e pontapés até a morte por açoite. Os escravos presos no tronco também estavam sujeitos a levar palmadas e surras com cordas e barras de ferro.
Escravo sendo castigado, em pintura de Jean Baptiste Debret (Séc. XIX). Outros castigos também eram utilizados: retalhamento das nádegas dos escravos com faca e a cauterização das feridas eram feitas com cera quente. Além da palmatória e do uso de chicotes com tripas de couros bem consitentes e ásperos.
Máscara de Flandres era uma espécie de máscara, fabricada com folha de flandres, usada no período da escravidão no Brasil, pra impedir que os escravos ingerissem alimentos, bebidas ou terra. ... Segundo a autora Grada Kilomba, a máscara também seria uma forma de censura à fala e à enunciação das pessoas escravizadas.
Quem judiava dos escravos era o feitor. Sempre o feitor. O patrão mandava tomar conta, ele fazia o que queria com.
Um departamento da Casa de Correção era apropriado ao castigo dos escravos, que para lá eram mandados a fim de serem punidos por desobediência ou por faltas pequenas. Os escravos eram recebidos a qualquer hora do dia ou da noite e retidos em livros [3] de despesas o tempo que os senhores desejassem (KIDDER e FLETCHER, 1941, p. 173).
Vários foram as formas e os instrumentos utilizados para castigar os escravos faltosos e mantê-los obediente e temerosos. Como instrumentos destinados à captura e contenção de cativos havia as correntes, (dentre as correntes estão a gonilha [4] ou golilha, a gargalheira), o tronco e o vira-mundo, as algemas, machos, cepo e a peia [5].
O reconhecimento social da prática dos castigos de escravos, no entanto, esbarrava na questão da justiça e da moderação, pois somente aplicado nessas condições corresponderia ao que dele se esperava: a disciplina e a educação. A punição injusta e excessiva provocava, por seu turno, descontentamento e revolta.
Você vai conhecer agora, aqui no Ultra Curioso, os 6 piores castigos dados aos escravos no passado, punições para advertir, ferir e até matar. A escravatura foi, é e sempre será um rastro negro de sangue na história do Basil.
Como surgiu a psicologia existencial?
Como foi criada a primeira câmera fotográfica?
Como ocorre o processo de Deteccao de cheiros pensando na sinalização celular?
São características da teoria comportamental?
Como ocorre o processo de osmose em células vegetais?
Como ocorre a fragmentação do processo produtivo no mundo globalizado?
Como funciona o processo de pigmentação da pele?
Qual foram as piores epidemias da história?
Como é ocorre o processo de polinização da angiospermas?
Qual é a origem das Relações Públicas?
Como ocorre o processo da fala?
Como se dá o processo de oxidação de gordura?
Como é o processo de oxidação?