As rãs e as pererecas usam as pernas traseiras, compridas e fortes, para saltar ou nadar. Os sapos têm pernas traseiras mais curtas, por isso se movimentam andando ou dando saltos pequenos. Diferentemente de outros anfíbios, a pele dos sapos costuma ser mais seca, com protuberâncias que lembram verrugas.
A maioria dos anfíbios nasce a partir de ovos, mas sem casca. Eles geralmente são lançados em locais úmidos, em folhas, ou mesmo na água. Neste último caso, alguns sapos, rãs e pererecas, logo após saírem de seus ovos, possuem corpo bem diferente do dos anfíbios adultos. Eles não têm patas e apresentam cauda.
De acordo com evidências de fósseis encontrados há 400 milhões de anos (Período Devoniano), os anfíbios evoluíram a partir dos peixes. ... Inicialmente, os anfíbios eram bastante diferentes de como os conhecemos hoje: a espécie só adquiriu a forma atual há 250 milhões de anos.
Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. ... Porém, a conquista do meio terrestre não foi definitiva. Isso porque os anfíbios, mesmo os que habitam ambientes terrestres, dependem do meio aquático ao menos para sua reprodução.
Anfíbios vivem geralmente em ambientes úmidos, próximos à água, como a de lagos e represas. Alguns podem ser vistos também no interior das matas. Eles se alimentam de pequenos animais, como moscas, aranhas, minhocas e até mesmo de outros anfíbios, ou pequenos mamíferos.
A aparência lembra uma lagartixa, mas assim como o grupo acima, diferenciam-se dos répteis porque não possuem escamas. O corpo dos anfíbios possui uma pele lisa, fina e úmida. Não possui nenhuma escama como os répteis e peixes ou pelos como os mamíferos.
Por esse motivo é que a maioria deles apresenta pele lisa, fina e úmida. Outra característica desses animais é que a temperatura do corpo deles varia conforme a temperatura do ambiente em que estão. Anfíbios vivem geralmente em ambientes úmidos, próximos à água, como a de lagos e represas.
Apesar de possuírem pulmões, os anfíbios respiram muito mais pela pele do que pela narina e por isso eles precisam estar com a pele sempre úmida. Isso é chamado de respiração cutânea. É na água que os anfíbios depositam seus ovos, pois seus filhotes, no início da vida, precisam estar dentro da água o tempo inteiro.
Como testar rede 220V no multímetro?
Como medir distância pelo mapa?
Como fazer Nicelio distorcido?
Como é calculada a massa molar?
Qual tecla de atalho para inserção de data e hora no Bloco de notas?
Onde verificar a medida do pistão?
Como medir a corrente do chuveiro?
Como fazer mudas de palmeira jerivá?
O que diz a terceira lei de Newton exemplos?
Como fazer água de arroz para criança?
Como fazer gel de Maizena para cabelo liso?
Como fazer emplastro de malva?
Como colocar presilha de pente no cabelo?
Como preparar a parede para o revestimento?