Separe um móvel para organizar o material escolar “Na primeira gaveta, podemos guardar os objetos de uso mais frequente como estojo e cadernos. Na segunda gaveta, dá para colocar os livros menos usados e materiais de pouco uso”, explica.
Os lidos devem ficar mais ao fundo ou no final da sua estante e os não lidos devem ficar à mão. Aqui vale a pena misturar mais de um método, como por exemplo, organizar os não lidos por ordem alfabética ou por gênero. A disposição dos livros na sua casa pode se transformar também em formas criativas de decorar o seu lar.
Como o próprio nome já diz, a ideia é organizar os títulos por ordem alfabética. Esse método funciona bem para quem usa os livros com frequência, faz muitas consultas ao acervo e precisa encontrar os volumes com rapidez. É excelente para livros técnicos.
Organização é fundamental para saber onde cada coisa está e localizar trabalhos e provas importantes. Materiais escolares adequados também vão ajudá-lo a tirar notas melhores. Afinal, quem não desperdiça tempo procurando material ganha tempo para estudar e se concentrar.
Esse é um bom método de organização para quem tem espaços pequenos e precisa otimizar cada cantinho com o objetivo de caber mais e mais livros, claro. Escolha um canto e comece encaixando os livros mais altos, depois os de altura média e por fim os pequeninos.