O surgimento do absolutismo foi um fenômeno relacionado com o surgimento do Estado nacional moderno, no final da Baixa Idade Média. Também foi quando a burguesia começou a estabelecer-se, e, para essa classe, a consolidação dos seus interesses mercantis passava pela existência de um governo centralizado.
O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. ... Durante o absolutismo, a monarquia concentrava todo o poder do Estado, utilizando-a de acordo com seus interesses. Leis, impostos e tributos eram criados sem a participação da sociedade ou de qualquer outro órgão da soberania.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. ... Assim, a concentração do poder nas mãos do rei era uma demanda da burguesia em ascensão e também da nobreza.
O Absolutismo é o sistema político no qual o poder se encontra nas mãos do Rei. Denominado "Antigo Regime". Surgiu com a formação das monarquias nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. ... O poder do Rei era legitimado por ideologias que justificavam o absolutismo.
Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Assim, além de ser chefe de Estado, o monarca também é chefe de governo. Dentro da monarquia absoluta os poderes do monarca estão acima de qualquer instituição, já que o seu poder é absoluto.
O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava diretamente ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais ...
Esse Estado moderno e com o poder centralizado possuía uma série de características, resumidas pelo historiador Paulo Miceli. Para ele, o Estado absolutista tinha “um sistema legal unificado, uma burocracia de funcionários especializados para elaborar e fazer cumprir as normas e códigos administrativos, além de um exército permanente” |1|.
Suas principais características são: ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista. Numa monarquia absolutista, o rei tinha com seus súditos uma relação marcada pelo princípio da fidelidade: todos, sem exceção, deviam obediência e respeito ao monarca e seus representantes.
Entre os principais reis absolutistas, podemos citar Henrique VIII (Inglaterra), Elizabeth I (Inglaterra) e Luís XIV (França), este último conhecido por sua célebre frase: “O Estado sou eu!”. Mas o expoente máximo do absolutismo foi o monarca francês Luís XIV (1638-1715), cognominado como o Rei Sol.
Como fazer o símbolo do dinheiro no teclado?
Como configurar controle remoto no Sonoff Basic?
Que cores devo usar para fazer a cor marrom?
É possível reabrir um processo?
Como tirar a vibração do Teclado do iPhone?
Qual é o esquema para ganhar na Quina?
Como se faz para que a letra G tenha som de gue Quando seguida das vogais e ou i?
O que é nível de significância em estatística?
Como configurar a câmera para fotos noturnas?
Como tira uma foto de silhueta?
Como tirar foto sozinho homem?
Como interpretar o valor de p?
Como emitir certificado Susep?
Como tirar fotos em formato RAW com celular Android?
Como tirar fotos em formato RAW no celular?
Como fixar mesa de vidro na base de madeira?