O surgimento do absolutismo foi um fenômeno relacionado com o surgimento do Estado nacional moderno, no final da Baixa Idade Média. Também foi quando a burguesia começou a estabelecer-se, e, para essa classe, a consolidação dos seus interesses mercantis passava pela existência de um governo centralizado.
O absolutismo foi um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII. ... Durante o absolutismo, a monarquia concentrava todo o poder do Estado, utilizando-a de acordo com seus interesses. Leis, impostos e tributos eram criados sem a participação da sociedade ou de qualquer outro órgão da soberania.
O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. ... Assim, a concentração do poder nas mãos do rei era uma demanda da burguesia em ascensão e também da nobreza.
O Absolutismo é o sistema político no qual o poder se encontra nas mãos do Rei. Denominado "Antigo Regime". Surgiu com a formação das monarquias nacionais, como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. ... O poder do Rei era legitimado por ideologias que justificavam o absolutismo.
Na monarquia absoluta ou absolutista, o monarca possui poderes amplos sobre o país. Assim, além de ser chefe de Estado, o monarca também é chefe de governo. Dentro da monarquia absoluta os poderes do monarca estão acima de qualquer instituição, já que o seu poder é absoluto.
O Absolutismo foi um sistema político que, em geral, defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava diretamente ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais ...
Esse Estado moderno e com o poder centralizado possuía uma série de características, resumidas pelo historiador Paulo Miceli. Para ele, o Estado absolutista tinha “um sistema legal unificado, uma burocracia de funcionários especializados para elaborar e fazer cumprir as normas e códigos administrativos, além de um exército permanente” |1|.
Suas principais características são: ausência de divisão de poderes, poder concentrado no Estado e política econômica mercantilista. Numa monarquia absolutista, o rei tinha com seus súditos uma relação marcada pelo princípio da fidelidade: todos, sem exceção, deviam obediência e respeito ao monarca e seus representantes.
Entre os principais reis absolutistas, podemos citar Henrique VIII (Inglaterra), Elizabeth I (Inglaterra) e Luís XIV (França), este último conhecido por sua célebre frase: “O Estado sou eu!”. Mas o expoente máximo do absolutismo foi o monarca francês Luís XIV (1638-1715), cognominado como o Rei Sol.
Quais os cuidados para quem tem hérnia?
Qual valor da pensão alimentícia 2021?
Qual o peso ideal para desmame de bezerros?
Quantos pacientes o técnico de enfermagem pode assumir em um plantão?
Quem pode ser considerado relativamente incapaz?
Quantos dias deve tomar Clavulin?
Qual o ascendente e descendente de Áries?
Qual utensílios usar na panela de inox?
Quais são as vantagens do Fordismo?
Qual infração apreensão do veículo?
Para que serve a graxa branca de lítio?
Qual o dia que não pode comer carne?