Na sexta-feira, os católicos de todo o mundo celebrarão a Sexta-Feira Santa, que antecede o Domingo de Páscoa. O dia sagrado também marca a última sexta-feira da Quaresma, a celebração católica de 40 dias em que os católicos se abstêm de comer carne às sextas-feiras.
Com o passar dos séculos, a carne deixou de estar presente somente nos banquetes e perdeu seu caráter simbólico de pecado. A orientação atual é que os católicos que desejarem se abstenham na Quarta-Feira de Cinzas, nas sextas-feiras da Quaresma e na Sexta-Feira Santa.
Quaresma modernizada
O período de penitências ainda começa na quarta-feira de cinzas e transcorre durante 40 dias excluindo os domingos, e os mais devotos se limitam a fazer apenas uma refeição por dia — e sem carne no cardápio — na quarta-feira de cinzas e na Sexta-feira Santa.
A opção por não ingerir carne é em respeito ao derramamento de sangue de Jesus Cristo. Porém, essa tradição só acontece na sexta-feira do feriado. No sábado e no domingo de Páscoa, não há restrições da Igreja quanto aos hábitos alimentares dos fiéis.
O Código de Direito Canônico diz que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas à abstinência de carne ou algum outro alimento. Este jejum deve ser revertido na realização de uma obra de caridade.
32 curiosidades que você vai gostar
Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.
A Igreja não obriga ou exige mais os jejuns prolongados, anônimo, mas a carne vermelha não é aconselhável neste período de recolhimento.
Originalmente, durante o Sábado de Aleluia os católicos romanos deveriam praticar um jejum limitado, como a abstinência no consumo de carne vermelha, que deveria ser substituída por peixes.
"Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico. Está tudo ligado ao sangue derramado pelo Cristo.
Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia. A abstinência de comer carne é obrigatória a partir dos 14 anos. Todas as sextas-feiras da Quaresma também são de abstinência obrigatória. As sextas-feiras do ano também são dias de abstinência.
Durante toda a Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa (ressurreição de Cristo), a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.
Porém, segundo o padre Cido, o frango não está liberado para ser consumido pelos cristãos na Sexta-Feira Santa. “Não há nenhuma explicação teológica a respeito do consumo de frango nessa data, mas a tradição sempre pregou a troca da carne pelo peixe, que é um alimento bíblico.
Embora alguns dos católicos, praticantes ou não, deixem de comer carne vermelha nas quartas e sexta-feiras da Quaresma, período entre a quarta-feira de cinzas e o domingo de Páscoa, a Igreja não considera pecado a quebra desta tradição que vem sendo mantida geração após geração.
Nessa ocasião, ele foi saudado com ramos de palmeira e oliveira, motivo do nome. Para quem se abstém de comer carne e frango durante toda a semana, o Domingo de Ramos é o momento de iniciar o cardápio. Há padres que recomendam também o consumo de ramos de ervas em chás e outras receitas.
Há ritos realizados há vários séculos e que se incorporaram à tradição, como a ausência de carne vermelha na mesa de fieis durante o período da Quaresma ou Semana Santa. A Igreja recomenda essa privação como forma de lembrar o sacrifício de Jesus ao ser crucificado.
"O comportamento dos fiéis para o Sábado é de silêncio, não é prevista nenhuma celebração, nenhuma reunião, a não ser a vigília pascal à noite. Vivemos esse dia junto com Maria, a mãe que viu o filho morto e espera a ressurreição", acrescentou Amadeu Matias. Apesar de a Igreja não exigir mais os jejuns prolongados.
Na Quaresma, fiéis evitam carne vermelha, doces e até conversa | Páscoa 2011 | G1. Jejum da carne pode ser trocado por outros sacrifícios, diz padre.
Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo ou Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.
Pode comer carne na Sexta Feira Santa? Para os católicos que observam a Sexta-feira Santa, a resposta é não. A lei católica de abstinência diz que os católicos com 14 anos ou mais se abstêm de comer carne às sextas-feiras durante a Quaresma , inclusive na Sexta-feira Santa.
Segundo o cristianismo, a Sexta-feira Santa é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Neste momento em que ele recebeu a coroa de espinhos e carregou a Cruz até o momento em que ele foi morto e sepultado no ano 33.
Isso acontece porque, na época, a carne era artigo de luxo, e era peça rara à mesa das pessoas mais pobres. O peixe, por outro lado, era abundante e barato, por isso comum nas refeições dos mais humildes.
2 “Digam aos israelitas: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que vocês poderão comer: 3 qualquer animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que ruminam. 4 “Vocês não poderão comer aqueles que só ruminam nem os que só têm o casco fendido.
Nada disso, carneiro, cabrito, boi , vaca, podemos comer… O mesmo acontece com os animais que vivem nas águas: “Todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas do mar e nos rios , esses comereis. Mas todo o que não tem barbatanas nem escamas, todo o réptil das águas, estes serão para vós abominação”.
Ele é o consolador prometido a nós, por Jesus (João 16: 7). Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.
O que é marketing pessoal Brainly?
Quanto ganha nas oitavas da Copa do Brasil?
Qual a importância da vigilância epidemiológica no serviço de saúde?
Qual a modalidade de artes plásticas que surgiu na década de 1960?
Onde vivem as populações tradicionais?
Qual é a melhor defesa pessoal?
Qual a Vitamina de cavalo que faz o cabelo crescer?
O que é maior o Sol ou a terra?
Quanto tempo um brasileiro pode ficar na Bélgica?
É correto falar portador de autismo?
É verdade que a carne de porco tem vermes?
Quem venceria em uma luta Obito ou Madara?
O que é terapia ocupacional infantil?