Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor. Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material.
Para endurecer por têmpera, um metal (normalmente aço ou ferro fundido) deve ser aquecido acima da temperatura crítica superior e, em seguida, rapidamente arrefecido. Líquidos podem ser utilizados, devido à sua melhor condutividade térmica, tais como água, petróleo, polímeros dissolvidos em água ou uma solução salina.
Têmpera é um processo de tratamento térmico de aços para aumentar a dureza e a resistência dos mesmos. A têmpera tem duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O aquecimento tem como objetivo obter a organização dos cristais do metal, numa fase chamada austenitização.
No alto-forno coloca-se o carvão com alto teor de carbono (coque), calcário para remover as impurezas e acrescenta-se o oxigênio para a queima, essa combinação vai resultar no ferro gusa ou ferro fundido e aço. Para produzir ferro e aço com características específicas acrescenta-se outros metais e elementos químicos.
Se você quiser deixar uma mola mais dura, utilize os métodos de austenitização e esfriamento para metais e ligas. A austenitização é o processo de aquecimento do metal em temperaturas elevadas para endurecê-lo. A têmpera é um esfriamento rápido do metal quente para endurecê-lo.
15 curiosidades que você vai gostar
As molas são conformadas a quente e depois de esfriadas são reaquecidas para a tempera. A temperatura desse tratamento varia da faixa de 830- 880º C para acos-carbono até 8500 - 900°C para acos- liga. O esfriamento é feito em óleo recirculando e mantido a temperaturas entre 40 e 60° C.
Aqueça lentamente a peça inteira de aço no começo. Depois, concentre o calor na área que deve ser endurecida, como o cinzel ou nas pontas da lâmina da fenda, até que a área fique vermelha com o calor. Resfrie o aço em um fluido. Mergulhar o aço quente em um líquido ou gás o esfria rapidamente, endurecendo o material.
Na têmpera as peças de aço são aquecidas em fornos a altas temperaturas, cerca de 800ºC até que a temperatura seja homogênea sobre toda a peça. Logo após resfria-se rapidamente em água, óleo ou jatos de ar. Como resultados o aumento da dureza do aço e aumento na resistência à tração, bem como redução de tenacidade.
Escolha um combustível para sua forja.
Gás natural, propano ou GLP estão disponíveis na maioria das cidades, mas para ter uma forja autêntica à moda antiga, o fogo feito a partir de hulha/coque ou carvão vegetal seria a primeira opção.
Na verdade, você tem três possibilidades para melhorar a resistência mecânica de qualquer metal: aplicar processos de fabricação por conformação mecânica, como prensagem e laminação, por exemplo; pode, também, tratar o metal termicamente, ou seja, submetê-lo a aquecimento e resfriamento sob condições controladas.
O tratamento térmico de normalização consiste no aquecimento do aço até 60ºC acima do limite superior da zona crítica (A3 ou Acm), sempre garantindo austenitização total do material. Em seguida é retirado do forno e deixado resfriar ao ar natural. A estrutura resultante é de pequenos grãos de ferrita e perlita fina.
A cementação sólida ou em caixa é realizada inserindo a peça dentro da caixa feita em aço, e dentro desta caixa é colocado um pó cementante rico em carbono, geralmente compostos de carvão e ativadores que podem ser carbonatos alcalinos.
A oxidação negra é normalmente realizada através de banhos químicos alcalinos (com ou sem cromatos). Quando os materiais ferrosos são mergulhados no banho de óxido preto (banho químico quente), a superfície da peça forma o óxido. Esse óxido é a magnetita (Fe3O4).
Tratamento Térmico é um aquecimento e resfriamento realizado nos metais com o intuito de alterar as suas propriedades físicas e mecânicas, sem mudar a forma do produto. Entre os tratamentos térmicos podemos citar: recozimento, normalização, austêmpera, martêmpera, têmpera e revenido.
A forja Ember é ideal para todos os tipos de cuteleiros, tanto iniciantes, hobistas ou profissionais. A forja Ember possuí um ótimo custo beneficio e conta com o melhor queimador do mercado, o queimador Ember.
As temperaturas aproximadas para a forja a quente mais comumente usadas são: Aço 1100 to 1250 ºC. Latão 750 ºC. Alumínio 550ºC.
A forja a carvão é o forno tradicionalmente associado ao trabalho com metais. Sua estrutura é normalmente construída em ferro fundido ou material refratário e inclui um algaraviz por onde passa o ar soprado por um insuflador, como um fole ou um ventilador.
Têmpera é um processo obtido em temperaturas diferentes. Este processo aumenta a dureza e resistência do aço e se dá em duas etapas: aquecimento e esfriamento rápido. O primeiro organiza os cristais do metal, e o segundo tem como objetivo obter a estrutura martensita (solução sólida de carbono e ferro).
O processo de têmpera consiste em aquecer a liga até a própria entrar em processo de austenitização do aço, seguido de resfriamento rápido.
O tratamento térmico de Têmpera compreende as seguintes etapas:Aquecer até a temperatura de austenitização;Resfriamento brusco até a temperatura ambiente. (Pode-se utilizar diferentes meios de resfriamento (Água, Óleo, Ar, Nitrogênio, etc)Recomenda-se sempre a realização de revenimento pós-têmpera.
Recomenda-se óleo de baixa viscosidade, menos denso. Óleos muito densos, como por exemplo os óleos vegetais, muito usados hoje, não atendem às necessidades de resfriamento veloz desta liga. Pode-se usar óleo de têmpera ou diesel.
Tratamento térmico que tem por finalidade eliminar as tensões provocadas pelo resfriamento da têmpera e dar às peças temperadas a melhor tenacidade possível, de acordo com o trabalho a que serão submetidas.
Tratamento térmico de Normalização aço 1045 Temperado. Aquecer o 1045 entre 840 a 870 ºC, manter, em média, por 20 minutos por cada centímetro de espessura da peça nesta faixa de temperatura e resfriar ao ar.
Quais as principais diferenças entre ferro puro aço e ferro fundido?
Como evitar Sapinho em recém-nascido?
Qual a diferença entre alucinógeno e Enteógeno?
Quanto ganha um Analista Judiciário do Tribunal de Justiça?
Quais são os tipos de igrejas que existem?
Quais marcas de panelas são boas?
Como o aluno deve se comportar no ambiente escolar?
Como atribuir valor a uma string em C?
Como saber minha assinatura no cartório?
Quais são as 5 categorias do Badminton?
É necessário guardar holerites antigos?
Como virar folha para imprimir?
Qual é a regra de divisibilidade do 6?
Quantas parcelas de 600 o Governo de Minas vai pagar?