A Guerra Irã-Iraque ou Guerra Irão-Iraque foi um conflito militar travado entre o Irã e o Iraque, resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. A guerra começou quando os iraquianos invadiram o território iraniano em 22 de setembro de 1980.
Antecedentes da Guerra Irã-Iraque
O conflito travado entre Irã e Iraque foi resultado do choque de interesses entre essas duas nações asiáticas. Os dois países estavam passando por profundas transformações no período e uma série de questões religiosas e territoriais motivou o início da guerra.
A justificação original para a guerra do Iraque era o programa de desenvolvimento de armas de destruição maciça pelo Iraque e a alegada colaboração de Saddam Hussein com a Al-Qaeda.
É historicamente conhecido como Guerra Irã-Iraque o conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio, e terminou com a vitória do Iraque.
Em 1980, Irã e Iraque iniciaram uma guerra sangrenta, que teve forte motivação no fundamentalismo religioso e na presença dos EUA no Oriente Médio.
43 curiosidades que você vai gostar
A Guerra Irã-Iraque ou Guerra Irão-Iraque foi um conflito militar travado entre o Irã e o Iraque, resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. A guerra começou quando os iraquianos invadiram o território iraniano em 22 de setembro de 1980.
Foi uma guerra travada por Irã e Iraque de 1980 a 1988. Entre suas consequências estão 1,5 milhão de mortos e a destruição da economia dos dois países. Havia uma disputa entre as duas nações pelo controle do Shatt al-Arab.
Devido à retórica de acusações mútuas entre Irã e Israel - principalmente com referência ao programa nuclear iraniano, aos territórios palestinos ocupados por Israel e ao apoio iraniano ao Hamas e ao Hezbollah - as tensões aumentaram entre os dois países, especialmente após a eleição do linha-dura Mahmoud Ahmadinejad, ...
Para muitos, foi uma guerra sem motivo. Em março de 2003, forças dos Estados Unidos e do Reino Unido iniciaram a Guerra do Iraque com um principal objetivo declarado: tomar e destruir as armas de destruição em massa do regime de Saddam Hussein.
O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro).
Causas da Guerra do Golfo
A Guerra do Golfo teve como causa imediata os desentendimentos diplomáticos existentes entre Kuwait e Iraque e também pelo expansionismo de Saddam Hussein, o governante do Iraque.
No ano de 2003, os Estados Unidos realizaram uma ocupação ao território iraquiano sob a alegação de que o presidente Saddam Hussein mantinha um arsenal de armas químicas que ameaçavam a paz mundial.
Guerras. A Guerra do Golfo foi um conflito em que uma ação do governo iraquiano gerou uma reação internacional. De maneira direta, a Guerra do Golfo foi um conflito travado entre o Iraque e tropas internacionais, lideradas pelos Estados Unidos, em represália à invasão do Kuwait pelo Iraque em agosto de 1990.
A Guerra Civil Síria, conflito que acontece desde 2011, foi iniciada pelos protestos da Primavera Árabe. A reação violenta do governo de Bashar al-Assad levou ao surgimento de uma oposição armada. Estima-se que, até o momento, cerca de 600 mil pessoas morreram vítimas desse conflito.
Israel é uma das maiores potências militares do mundo, enquanto os palestinos apenas possuem armamento elementar. Por isso, o conflito se tornou assimétrico com uma vantagem evidente dos judeus. O resultado da operação foi a morte de mais de mil palestinos, entre eles muitos civis.
O conflito
Os principais objetivos eram abrir o estreito de Tiran e neutralizar o exército egípcio no Sinai. Objetivos políticos e territoriais não foram definidos pelo governo quando da ordem de ataque para. Os objetivos da guerra só surgiram, de forma confusa e contraditória, durante o combate.
A conquista de canaã, terra prometida por Deus aos israelitas, começa por volta do século 21 a.C., com os profetas Abraão e Moisés. Mas foi só com o guerreiro Josué, provavelmente no fim do século 15 a.C., que o avanço dos hebreus sobre aquele território assumiu características de uma autêntica campanha militar.
Apesar da vitória contra o Irã, o Iraque encontrava-se economicamente debilitado e muito fragilizado pelos estragos de oito anos de guerra com o país vizinho, acreditando que receberia a ajuda dos EUA para sua reconstrução.
O Iraque hoje vive as consequências não somente da invasão norte-americana, mas também do bloqueio econômico imposto pela comunidade internacional e pela ONU por conta da invasão ao Kuwait, em 1990, e pela constante repressão que a ditadura sunita impunha aos xiitas (maioria da população iraquiana) e aos curdos.
O governo iraquiano acusava o governo kuwaitiano de ser o grande responsável pela redução no valor do barril por vender (e extrair) petróleo acima das cotas estabelecidas pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). ... A invasão do Kuwait foi iniciada a partir de 2 de agosto de 1990.
Em 2016, uma criança de nove anos chamada Alireza foi engolida por um desses crocodilos. E em julho de 2019, Hawa, 10, perdeu o braço direito em um ataque. Faz duas décadas que o programa nuclear do Irã é uma das principais preocupações dos EUA.
Durante o governo de Saddam, o Iraque enfrentou três guerras do Golfo Pérsico que devastaram a economia do país: a primeira contra o Irã (1980-88), a segunda com a invasão do Kuwait (1990-91) e, finalmente, a ocupação dos Estados Unidos (2003-2010).
O conflito entre árabes e judeus, apesar de atuais, têm origem milenar e carregam uma longa história de desavenças religiosas e de disputa de terras. "Desde os tempos bíblicos, judeus e árabes, que são dois entre vários povos semitas, ocuparam partes do território do Oriente Médio.
Quais fatores contribuíram para o desenvolvimento do capitalismo?
Como saber se o atestado é falso?
O que escrever para atrair o cliente?
O que significa o apelido vida?
Pode se pegar HPV pelo sabonete?
Qual é a cara do empreendedorismo brasileiro?
Como ativar os F do teclado Acer?
Qual o número do insulfilm mais escuro?
Quanto tempo dura o resultado da lipo Lad?
Quais as principais correntes filosóficas da idade moderna?
Quem foi arrebatado vivo para o céu?
Como se desintoxicar de vitamina D?