A transpiração ocorre em qualquer parte da planta que esteja acima do solo, entretanto, a maior parte da transpiração acontece nas folhas. A maior perda de água ocorre pelos estômatos, pequenas aberturas circundadas por células-guarda situadas na epiderme.
Um exemplo de mecanismo de controle de transpiração é o aumento ou redução na quantidade de folhas ou estruturas fotossinteticamente ativas. Quanto mais folhas, maior a quantidade de estômatos e de superfície de trocas gasosas e, consequentemente, maior a perda de água.
A transpiração das plantas tende a aumentar quando o gradiente de pressão de vapor entre a folha e o ar atmosférico se eleva. Esse gradiente é calculado em função da temperatura e da umidade relativa do ar, que também pode aumentar quando ocorre o secamento do solo (Hopkins 1995).
A transpiração é um processo que, em excesso, pode causar danos à planta, levando-a à desidratação. Entretanto, a transpiração está relacionada com outro processo essencial pra a vida da planta. Que processo é esse? Alternativa “c”.
Entende-se por transpiração o processo de eliminação de água presente em um organismo ou corpo devido elevação de temperatura externa e/ou interna. Em temperaturas elevadas, as moléculas orgânicas se excitam e podem mudar sua conformação.
Geralmente os estômatos se abrem pela manhã, com o aumento da incidência solar na superfície da folha, e se fecham com a diminuição dos níveis luminosos.
A estrutura do estômato consegue se contrair ou relaxar de forma a promover a abertura ou fechamento dessas estruturas, sendo que quando abertos eles promovem a liberação de água para o meio externo e facilita as trocas gasosas do vegetal, e quando fechados eles inibem a transpiração e, portanto, diminuem a perda de ...
De uma maneira geral, podemos dizer que a gutação ocorre quando algumas condições especiais acontecem, tais como: Redução da transpiração; Grande disponibilidade de água no solo; Alta umidade relativa do ar.
A gutação somente ocorre quando a temperatura da atmosfera encontra-se amena, a umidade relativa do ar (URar) é elevada e o solo encontra-se úmido.
A transpiração pode ocorrer através dos estômatos, sendo definida como transpiração estomática (Te), mas também pode ocorrer através da cutícula , que é uma camada de cera que está na superfície da folha, para evitar excesso de perda d"água pelo vegetal, definida como transpiração cuticular (Tc).
Vários fatores podem provocar a abertura e o fechamento dos estômatos, entre eles podemos citar a quantidade de luz presente no ambiente. Geralmente os estômatos se abrem pela manhã, com o aumento da incidência solar na superfície da folha, e se fecham com a diminuição dos níveis luminosos.
Para compreendermos o mecanismo de abertura e fechamento, antes é necessário relembrar a estrutura básica de um estômato. Essa estrutura é encontrada na epiderme e é formada por duas células (células-guarda) que delimitam um pequeno espaço denominado ostíolo.
Nos vegetais a transpiração ocorre principalmente através das folhas, que é a principal superfície de contato do vegetal com o ambiente. 1. A Transpiração e a Estrutura Foliar do Vegetal
Quais são as línguas naturais?
Qual é a diferença entre bens e serviços?
Pode dar ovo cozido para galinha?
Como recuperar o Ubuntu pelo terminal?
Qual a distância do aeroporto de Guarulhos para o Brás?
Como saber se a tartaruga está morta?
Quanto a unha cresce por hora?
Qual remédio é bom para barriga inchada?
Como ter um cabelo castanho brilhoso?
Porque o queijo incha depois de pronto?
Qual tem que ser o perfil de um garçom?
Quem não pode tomar diclofenaco?
Quais são as atividades de segurança privada?