A precipitação se forma nas nuvens quando o vapor d'água se condensa em gotas cada vez maiores. Quando as gotas ficam pesadas demais, elas caem na Terra. ... Esses cristais de gelo, então, caem na Terra como neve, granizo ou chuva, dependendo da temperatura na nuvem e na superfície da Terra.
A precipitação ocorre quando o vapor de água está presente na atmosfera . As nuvens formam-se pela condensação de vapor d'água presente na atmosfera em função do gradiente térmico da camada gasosa que envolve a terra - em torno de aproximadamente 0,65ºC/100m.
As chuvas podem ser medidas de várias formas. A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d'água caíram num metro quadrado.
Cada vez que o reservatório enche, um pulso é enviado para o computador e em seguida o reservatório logo é esvaziado. Contando a quantidade de pulsos e sabendo a capacidade do reservatório, é possível determinar o total de chuva em um determinado intervalo de horas (ou até de minutos!), por exemplo.
Precipitações
O processo de formação das nuvens de chuva está associado ao movimento ascendente de uma massa de ar úmido. Neste processo a temperatura do ar vai diminuindo até que o vapor do ar começa a condensar. ... Nestas condições, a água das nuvens se precipita para a superfície da Terra, na forma de chuva.
Chuva moderada: quando a intensidade é igual ou superior a 2,5 mm/h mas inferior a 10 mm/h; Chuva forte: quando a intensidade é igual ou superior a 10 mm/h mas inferior a 50 mm/h; Chuva violenta: quando a intensidade é superior a 50 mm/h (geralmente sob a forma de aguaceiros).
Precipitação. É a quantidade de chuva em determinado espaço da superfície terrestre. A precipitação varia, principalmente em função da latitude, da maritimidade e da continentalidade.
Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2). Por exemplo, se sua casa tem um telhado com 10 metros quadrados e após uma hora de chuva o pluviômetro marcar 20 mm, quer dizer que cerca de 200 litros foram despejados sobre sua casa na última hora.
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.
Precipitação é definida como os produtos líquidos ou sólidos da condensação do vapor de água que cai de nuvens ou é depositado a partir do ar para o chão. Ele inclui chuva, granizo, neve, orvalho, sincelo, geada e névoa precipitação.
A forma mais comum de precipitação, a chuva, é provavelmente a mais fácil de medir. Entretanto, dispositivos sofisticados são usados para medir pequenas quantidades de chuva mais precisamente, assim como para reduzir perdas por evaporação. O pluviômetro padrão (Fig. 6.4) tem um diâmetro em torno de 20 cm no topo.
Medições das Precipitações Expressa-se a quantidade de chuva (h) pela altura de água caída e acumulada sobre uma superfície plana e impermeável.
Como funcionam as medições de precipitação? Nesse post, falaremos sobre a definição da palavra precipitação, falaremos também sobre os instrumentos utilizados para sua medição e sobre como os dados são organizados. Na imagem, um pluviômetro, provavelmente um modelo automático. Cortesia de Shutterstock
Como os Gimnofionos se desenvolvem?
Qual o ponto fraco dos Hyuuga?
Qual a possibilidade de ter gêmeos?
Como começar uma missão no GTA?
Como usar processador placa de vídeo?
Como saber se a reação e redox?
Por que um coeficiente de correlação é útil na análise de regressão?
Como limpar as patas do cachorro?
Como inicializar uma lista Java?
Como tirar toda base do pincel?
Como remover as cutículas da mão?
Quanto custa para tirar a ANTT?
Como recuperar o dinheiro do Riocard mais?
Como tirar selfie de cima para baixo?