No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
As proteínas miosina e actina constituem de 75 a 80% das proteínas miofibrilares, sendo a porção restante constituída pelas proteínas reguladoras da função muscular, atuando direta ou indiretamente no complexo adenosina trifosfato- actina-miosina.
O músculo estriado esquelético apresenta uma contração rápida e vigorosa. Essa contração é voluntária, ou seja, está relacionada à nossa vontade e acontece por causa da sobreposição de filamentos finos e grossos.
A despolarização do retículo libera os íons cálcios de forma passiva até os filamentos finos e grossos dos músculos, ocasionando a contração muscular. A polarização deste retículo transporta os íons cálcio de volta às cisternas, parando a atividade contrátil do músculo.
A contração isométrica é aquela onde o músculo desenvolve tensão, porém não há alteração em seu comprimento externo. Em outras palavras, a contração isométrica é aquela em que o músculo contrai-se e produz força sem nenhuma alteração macroscópica no ângulo da articulação.
A contração em músculos esqueléticos ocorre graças à presença de duas proteínas importantes: a actina e a miosina. Os músculos esqueléticos são formados por centenas de células alongadas conhecidas como fibras musculares.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.
Faixa (banda) A – actina + miosina – são onisotrópicas. Pontes cruzadas – projeções dos filamentos de miosina – fundamentais para a contração do músculo, interagem com a actina.
A informação recebida por estas fibras é transmitida ao cérebro, o que é vital para dosear a acção muscular. O músculo esquelético mantém-se num estado de contracção parcial, a que se chama tónus muscular. A espasticidadeé uma forma de tónus muscular anormalmente aumentado.
A contração muscular esquelética é responsável por nossa capacidade de movimentação e está relacionada com duas importantes proteínas: a actina e a miosina.
As fibras musculares esqueléticas se destacam pela presença de estriações transversais, com alternância entre faixas claras e escuras. A faixa escura é chamada de banda A, enquanto a clara é chamada de banda I. No centro de cada banda I observa-se a linha Z, uma linha transversal escura.
Como saber meu usuário do Windows?
Como saber o número da inscrição do Enem?
Qual a principal característica de um transtorno específico de aprendizagem?
Como diminuir a latencia do microfone no PC?
Como funciona licença para pesca?
Como ver o número do contrato da Celpe?
Como são classificadas as glândulas endócrinas?
Como tirar uma nota 1.000 no Enem?
Como podemos classificar as lutas a pela distância?
Como tirar mancha de tinta preta de cabelo da pele?
Como identificar o número do relógio de luz?
Como tirar mancha de super bonder de tecido?
Qual a classificação dos mamíferos?
Como pode ser medida a qualidade ambiental?
Como classificar um escoamento?