Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que se bifurcam e fundem-se aleatoriamente. Já no tipo vesicular, as células formam vesículas preenchidas por secreção.
As glândulas exócrinas podem ser classificadas, de acordo com o modo de liberação da sua secreção, como merócrinas, holócrinas e apócrinas.
Quanto ao tipo de secreção, as glândulas exócrinas podem ser serosas, mucosas ou mistas (seromucosas). As glândulas serosas liberam um produto fino e aquoso.
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que ...
Para fins didáticos, as glândulas são classificadas de acordo com várias características que facilitam a discussão e refletem suas características morfofuncionais. Seguindo este raciocínio, as glândulas são classificadas, de forma geral, de acordo com os seguintes critérios: quanto ao número de células e quanto à presença ou não de ducto.
Já as glândulas holócrinas são aquelas em que toda a célula é eliminada com a secreção (Veja esquema a seguir). Como exemplo de glândulas exócrinas, podemos citar as glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas.
O que colocar na parede para infiltração?
Como instalar um roteador de teto?
Qual melhor impermeabilizante para área externa?
Como alterar quem pode compartilhar minhas publicações no Facebook?
Como deve ser o cabeçalho de um trabalho?
Como tirar o traço azul do Word?
Como fazer uma Tabela personalizada no Word?
Como apresentar um pôster em congresso?
Como impermeabilizar parede de tijolo à vista?
Quais as cores que forma o citrino?
Para que serve o xarope da casca do jatobá?
Como fazer um bonsai de um galho de árvore?
Como escrever um estudo comparativo?