Nível pré-silábico Neste nível, a criança não estabelece relações entre a escrita e a pronúncia. Nesta fase, ela expressa sua escrita através de desenhos, rabiscos e letras usadas aleatoriamente, sem repetição e com o critério de no mínimo três.
A criança com hipótese pré-silábica pode ter contato com textos mais longos, para além de listas. Dar como tarefa o recorte de letras do alfabeto, ensinar a letra inicial das palavras ou ser exposto somente ao trabalho com palavras. Pedir que os alunos escrevam usando letras maiúsculas e minúsculas ou letra cursiva.
Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.
Silábica: Nessa fase a escrita já representa uma relação entre os termos, entre a grafia e a parte falada. Para cada parte falada (sílaba oral) a criança atribui uma grafia, ou seja, uma letra escrita.
O aluno pré-silábico dita os nomes a serem escritos e o aluno em hipótese silábica escreve. ... Para os alunos que escrevem, surgem dúvidas e descobertas sobre como escrever, quais e quantas letras usar, como escrever diferenciando nomes de tantos colegas de turma.
Pedir para um aluno escrever MACACO e para outro escrever CAVALO....
Alfabetização de crianças: eis um tema que costuma estar coberto de mitos, receios e insegurança por parte dos pais, cuidadores e educadores. O porquê de termos tanta pressa para que os pequenos aprendam a se comunicar é um assunto que aparece com frequência nas conversas de família.
Uma criança pré-silábica precisa de uma ajuda muito diferente de uma alfabética, por exemplo. Além disso, o diagnóstico me ajuda a planejar atividades diferenciadas. Ao mesmo tempo em que trabalho textos de memória com os que estão em hipóteses menos avançadas, promovo a leitura com os que já sabem ler."
De acordo com a psicóloga e pedagoga Betty Monteiro, o processo formal de alfabetização deve começar a partir dos sete anos de idade.
A proposta de alfabetização apresentada neste material é utilizada em várias escolas que trabalham com a modalidade de Educação Especial no Brasil e também por professores de classes especiais e Salas de Recursos em escolas comuns.
Como é feita a defesa do organismo?
Qual a vantagem do lance fixo?
Como combater a hiperplasia da glândula sebácea?
Qual a função do inversor DC AC?
Como não deixar os pelos da virilha encravam?
O que você precisa saber antes de comprar um terreno?
Qual a melhor terra para plantar hortaliças?
O que pode causar autismo na gravidez?
Porque as pessoas não contraem mais a varíola?
Como cuidar da pele aos 20 anos?
O que é polineuropatia do paciente crítico?
Como prevenir lesões na ginástica?
Em que aspectos o esporte pode ajudar o portador de necessidades especiais?
Qual o efeito do Acordo de Paris para o Brasil?