Os poríferos também não apresentam um sistema especializado nas trocas gasosas, sendo esse processo feito por meio de difusão em todas as células do corpo do animal. A excreção, por sua vez, é feita também por cada célula, sendo os produtos do metabolismo lançados diretamente na água.
A digestão, por exemplo, não ocorre em um sistema digestório. São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.
O corpo dos poríferos, como o próprio nome diz, é uma espécie de esponja viva. A água passa pelos poros e entra no corpo do animal, percorrendo várias "galerias". Isso é uma espécie de filtragem da água pela qual o animal se alimenta de pequenos resíduos que ficam retidos quando a água passa.
Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.
Sexuada. Neste caso, quando os espermatozoides (gametas masculinos) estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo (gameta feminino). Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva.
Os cnidários não possuem sistema respiratório. Nesses animais, as trocas gasosas ocorrem na superfície corporal por meio do processo de difusão.
Os cnidários são animais basicamente carnívoros. Eles não apresentam sistema digestório, sendo a digestão iniciada no interior da cavidade gastrovascular e completada nas células que revestem essa cavidade (células gastrodérmicas). Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular.
A alimentação das esponjas é feita através dos microporos. A água entra por eles e sai pelo ósculo, diminutivo de boca em latim, filtrando os organismos que são retidos, como alimento, nas células das esponjas.
Os amebócitos, por sua vez, terminam a digestão e distribuem por todo o corpo. Os poríferos não apresentam um sistema respiratório, cujas trocas gasosas acontecem por meio de difusão. A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração.
Características gerais dos poríferos. Os poríferos são animais muito simples e que não possuem células organizadas em tecidos verdadeiros, assim, essas células apresentam certa independência. Esses animais são sésseis e filtradores, ou seja, não se locomovem e retiram as partículas necessárias para a sua sobrevivência do ambiente aquático.
Respiração. Os poríferos não apresentam um sistema respiratório, cujas trocas gasosas acontecem por meio de difusão. Excreção. A excreção dos poríferos se dá por meio de difusão, assim como sua respiração. Circulação. Basicamente a circulação dos poríferos é de água, alimento e espermatozoides.
Também conhecidos como espongiários ou esponjas, os poríferos surgiram há, provavelmente, cerca de 1 bilhão de anos e supõe-se que tenham origem em seres unicelulares e heterótrofos. Possuem o corpo repleto de poros – por isso seu nome – e um aspecto esponjoso, macio e flexível.
Como aplicar calcário em pomar?
Como usar blusa xadrez feminina vermelha?
Como colocar a barra de ferramentas do PDF?
Como usar calça do Exército feminina?
Como convencer as pessoas a ler um livro?
Como usar camisa comprida feminina?
O que fazer para motivar equipe em home office?
Em qual área o controle de qualidade está inserido dentro de uma empresa farmacêutica?
Como mover E-mail automaticamente para uma pasta no Gmail?
Qual foi a causa da morte do Louro José?
Quanto tempo para dar baixa na Carteira de Trabalho Digital?
Como saber se tenho uma boa dicção?
Como saber se minha conta no Instagram foi denunciada?