De etiologia desconhecida, a SOP pode ser provocada por diferentes fatores. Além da hereditariedade, a obesidade também está entre os que representam maior risco. A obesidade é a principal causa de resistência à insulina. O hormônio ajuda a controlar a quantidade de açúcar (glicose) no sangue.
A síndrome de ovário policístico (SOP) é uma doença causada pelo desequilíbrio dos hormônios na mulher. Ela pode alterar o ciclo menstrual, causar problemas de pele e ocasionar pequenos cistos nos ovários que por fim podem gerar dificuldades para engravidar entre outros problemas.
A SOP é uma condição na qual certos hormônios estão desequilibrados. Esse desequilíbrio geralmente aparece na forma de ciclos menstruais irregulares, altos níveis de andrógenos (tipo de hormônios que inclui a testosterona) no corpo, e pequenos cistos nos ovários.
Para ser diagnosticado com a doença, é preciso ter pelo menos dois dos seguintes sinais:
É importante ressaltar que a SOP está associada a várias alterações metabólicas e fatores de ris- co cardiovascular: obesidade central, resistência à insulina, dislipidemia por aumento das triglicérides e redução do colesterol de alta densidade (HDL-C), hipertensão arterial, intolerância à glicose, diabetes mellitus ...
É fundamental: prática esportiva regular, controle do peso\emagrecimento, dieta balanceada, parar de fumar e reduzir o consumo de álcool. A perda de apenas 2 a 7% do peso melhora praticamente todos os parâmetros da SOP, reduzindo os níveis de andrógenos e melhorando a função ovariana.
Chá de uxi amarelo. O chá de uxi amarelo é um ótimo remédio caseiro para ovário policístico por causa das suas propriedades anti-inflamatórias e contraceptivas, aliviando os sintomas da síndrome dos ovários policísticos e estimulando a ovulação.
O aumento de andrógenos provoca ainda, entre outros sintomas, o aparecimento de acne e pelos no rosto. Por trás da síndrome do ovário policístico muitas vezes está a resistência à insulina, hormônio fabricado pelo pâncreas e responsável pelo controle do nível de açúcar no sangue.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença que acomete as mulheres, quando ocorre um desequilíbrio em seus hormônios sexuais (estrógeno e progesterona).
O tratamento com dieta, atividade física e mudança de hábito de vida deve ser orientado às pacientes com SOP, pois melhora praticamente todos os seus parâmetros relacionados à composição corporal, metabólicos, cardiovasculares e hormonais, função reprodutiva e sensibilidade à insulina.
Em um trabalho realizado na Universidade federal de São Paulo -UNIFESP, por Maciel e Baracat, com a utilização de metformina no tratamento da SOP, o autor concluiu que a metformina mostrou-se eficaz no tratamento do hiperandrogenismo das pacientes não obesas com SOP. A metformina é o nome genérico do medicamento GLIFAGE.
A resistência à insulina, com aumento de insulina no sangue, independentemente do excesso de peso, tem sido relatada em pacientes com SOP e como a insulina tem um efeito direto sobre a produção de hormônios masculinos do ovário, a resistência à insulina pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento da SOP.
Portanto o diagnóstico da SOP poderá ser A e B, A e C e B e C; isto torna interessante o fato de a mulher com SOP não precisar ter, obrigatoriamente, os ovários com múltiplos cistos!!!
Onde está a maior biodiversidade do Brasil?
Como apagar o fogo sem usar água?
Como assistir TV Pernambuco ao vivo?
Qual o primeiro exame de imagem realizado diante de uma suspeita de AVC?
Qual o prazo de interposição dos embargos à execução fiscal?
Como saber se o pássaro está com verme?
Qual a espessura de uma parede com isolamento acústico?
O que dar de presente para a namorada com pouco dinheiro?
Qual significado de nuvem vermelha?
Quanto valia a libra antigamente?
Que animais já foram extintos?
O que é ativo imobilizado e Intangivel?
Como deve ser feito a avaliação na Educação Infantil?
Quanto Um caminhoneiro ganha por mês 2021?
O que é estrutura de negócios?