Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere.
Em vez de uma tremidinha, o carro deve tremer bastante para achar o ponto certo. Quando sentir essa 'agitação' no carro, é só tirar o pé do freio e começar a acelerar, segurando a embreagem por alguns segundos ainda. Desse jeito o carro não vai morrer.
Se você estiver parado em uma subida, já estará com os pés no freio e na embreagem. Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado.
O ato pode diminuir o tempo de vida útil do conjunto de embreagem. A recomendação é que, se você for dirigir por um tempo longo na mesma velocidade, deixe o pé descasando ao lado do pedal e não sobre ele. A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro.
Passo a passo Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto!
É simples: basta perceber os sinais do veículo. Em modelos mais antigos, ao ir tirando o pé do pedal da embreagem aos poucos, você irá perceber uma certa trepidação no painel e retrovisor, o que indicará que o veículo chegou ao ponto da meia embreagem.
A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem.
Ela é responsável por levar, para a caixa de câmbio e depois para as rodas, a força gerada dentro do motor. Portanto, a embreagem é, em resumo, um dos itens que trabalham para que o carro rode. Mas não é apenas isso, já que sua função inclui filtrar as vibrações geradas pelo motor, atuando no atrito produzido entre as peças.
Outra função do disco de embreagem é a de amortecedor. Assim, ele diminui os ruídos e também o desgaste na transmissão do veículo.
Mas não é apenas isso, já que sua função inclui filtrar as vibrações geradas pelo motor, atuando no atrito produzido entre as peças. Isso diminui ruídos e reduz desgastes precoces nos componentes do sistema de transmissão. A embreagem é, dessa forma, um componente fundamental para o seu carro.
Afinal, o sistema de embreagem está diretamente relacionado ao funcionamento do veículo, desde a aceleração até a parada total do automóvel. Além disso, você sabia que a embreagem “avisa” quando está com problemas?
Como identificar uma norma culta?
Como funciona a comunicação por rádio?
Como era a divisão internacional do trabalho?
O que significa customização em massa?
Como fazer doação de bens em vida?
O que é preciso para fazer uma lei municipal?
Como dividir as cotas de uma empresa?
O que pode ser um comprovante de residência?
Como funciona conta no Sicoob?
Como é feita a distribuição de medicamentos?
Como se classificam as idades?
Quais são as regras de derivação?
Como saber se sei beijar de língua?
Como saber se uma obra está embargada?
Como é feita a drenagem linfática?
Como saber se coloquei a lente no olho certo?
Como podemos caracterizar a atual pirâmide etária do Brasil?