A secreção de ácido clorídrico pelas células parietais, situadas no fundo das glândulas gástricas, é controlada por sinais endócrinos e nervosos. As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago.
A liberação de ácido também é desencadeada pela acetilcolina e histamina. Fases intestinais - Esta fase tem duas etapas: a excitatória e a inibitória. A chegada dos alimentos ao duodeno causa a inibição do esvaziamento gástrico e da secreção de HCl. Isso desencadeia a liberação intestinal de gastrina.
Os principais estímulos que atuam sobre as células parietais são:
Peptídios e aminoácidos no duodeno estimulam a liberação de gastrina e de oxintina, que aumentam a motilidade e a secreção gástricas. Se o pH o quimo que penetra o duodeno é menor que 5, há liberação de secretina e de GIP que ao inibir a liberação de gastrina, reduz a secreção gástrica.
Definem-se como secreção as substâncias produzidas pelas células a partir de outras substâncias presentes na corrente sanguínea. ... As secreções podem ser classificadas segundo o tecido epitelial que as produzem: mucosas, serosas e mistas.
Regulação da Secreção Gástrica Fase gástrica: a pressão do alimento na parede do estômago ativa os mecanoceptores que promovem a secreção de acetilcolina. A acetilcolina induz diretamente a secreção de HCl; A acetilcolina induz a gastrina que potencializa a secreção de HCl; A alteração do pH induz a gastrina que promove a secreção de HCl. 15.
A estimulação da secreção ácida gástrica é controlada em 3 fases: Fase Cefálica . A visão, o olfato, o paladar ou mesmo o pensamento de comida provoca impulsos do córtex cerebral, da amígdala e do hipotálamo para enviar impulsos através do nervo vago. Isso desencadeia a produção e secreção de ácido gástrico. Fase Gástrica .
O entendimento da regulação da secreção ácida gástrica levou ao desenvol- vimento de terapias supressoras dessa secreção, como os antagonistas dos recep- tores da histamina H2 e os inibidores da bomba de prótons (IBPs) que revolucio - naram o tratamento das desordens associadas ao crescimento da secreção ácida gástrica.
Células responsáveis pela secreção gástricaTipos de células FunçãoParietais ou oxínticas Produzem HClCélulas mucosas cervicais Produzem muco.