O que é uma mãe suficientemente boa?

Pergunta de Luciana Lorena Teixeira de Matos em 03-10-2025
(44 votos)

O conceito foi apresentado pela primeira vez pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, também defensor do brincar como meio terapêutico para as crianças. Sua teoria sugere que quando a mãe tenta ser perfeita acaba sofrendo mais do que deveria, pois suas expectativas acabam sendo frustradas.

O que se pode afirmar sobre o conceito de mãe suficientemente boa para Winnicott?

Winnicott (1958/2000) atribuiu à mãe esse papel tão vital na vida do filho. Ela é capaz de propiciar o ambiente suficientemente bom, pois como está identificada com seu bebê, fica atenta a suas necessidades. Sendo assim, a mãe é considerada o ambiente inicial e sua função tem importância determinante na vida do filho.


São características da mãe suficientemente boa Segundo Winnicott?

Ela precisará se sentir segura em seu ambiente, compreendida e acolhida por aqueles que estão ao seu redor. A mãe precisa de “recursos ambientais que estimulem a confiança em si própria” (Winnicott, D.W. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p.

Qual é a teoria de Winnicott?

A teoria de Winnicott baseia-se no fato de que a psique não é uma estrutura pré-existente e sim algo que vai se constituindo a partir da elaboração imaginativa do corpo e de suas funções – o que constitui o binômio psique-soma.

O que é ser mãe psicanálise?

Parte-se da afirmação freudiana de que a maternidade seria o destino que abriria caminho à feminilidade (Freud, 1931/1989). A significação da maternidade para Freud estaria na equivalência entre a criança e o falo como resposta à castração.

A mãe que é suficientemente boa Winnicott Parte 1


28 curiosidades que você vai gostar

O que Freud fala sobre ter filhos?

Se, como afirma Freud (1915/1976), a descendência é uma das poderosas formas de homens e mulheres buscarem satisfazer seu narcisismo frustrado infantil, a maternidade, para acontecer, solicita um esforço contrário, de despreendimento de si.

Quando vem o desejo de ser mãe?

O desejo de ser mãe, chega a quase todas as mulheres, mas a decisão depende muito da realidade e dos valores de cada uma delas. A decisão de ser mãe não deve tranformar-se em uma obssessão nem tão pouco em uma circunstância sem consequências.

Qual a principal diferença da teoria Winnicottiana para a freudiana?

A principal diferença da metodologia de Winnicott em relação à de Freud e outros psicanalistas foi determinar o estudo do bebê e da mãe como “unidade psíquica”. Esse método permitiu observá-los juntos, e não somente analisar o comportamento de ambos separados.

Quais os principais destaques da obra de Winnicott?

Holding, Handling e Apresentação de Objetos

Estes três conceitos são provavelmente os mais comentados na obra de Donald Winnicott. Seriam três funções que a mãe suficientemente boa (e demais cuidadores) devem realizar no desenvolvimento do bebê.



Outras questões

Qual é a matéria-prima do hambúrguer?

Quem tá de dieta pode comer pão de queijo?

O que faz a pupila aumenta e diminui de tamanho?

O que o pulgão come?

Qual profissão paga melhor em Portugal?

O que é coesão e exemplo?

Quanto tempo dura o efeito do Puran?

Quais são as sete dimensões?

O que causa enzima no sangue?

Qual o significado do nome Archie?

Quais são as principais métodos utilizados para tratamento de esgotos domésticos?

O que homem de Libra não gosta?

Como se cadastrar no push Tj-rj?

O que é considerado insumo?

O que é sgi sistema de gestão integrada?

O que significa árvore ipê?

Qual foi a primeira cirurgia do mundo?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2025 - todasasrespostas.com