Na transmigração ou diapedese, as quimiocinas agem permitindo a aderência de leucócitos e estimulando-as a migrarem para os espaços interendoteliais, de acordo com o gradiente de concentração química, que é o local da injúria ou infecção.
A migração ocorre com a passagem do leucócito, por movimentos ameboides, através dos espaços entre as células que formam a estrutura do vaso sanguíneo, movimentando-se através do tecido conjuntivo até atingiram o foco da infeção. A passagem não afeta as células endoteliais nem as ligações entre elas.
Resumidamente, a diapedese é a saída dos glóbulos brancos dos vasos sanguíneos. ... Por quimiotaxia, os neutrófilos e monócitos são atraídos até o local da inflamação, passando a englobar (emitindo pseudópodes) e a destruir os agentes invasores. Este fenômeno designa-se fagocitose.
Marginação leucocitária, onde os leucócitos ativados entrando em contato com o endotélio, também ativado, são estimulados a saírem da luz vascular para o interstício tecidual, caracterizando a diapedese (predominantemente na região venular).
Adesão leucocitária é um evento fundamental para o processo inflamatório, culminando com o carreamento de células de defesa mediante ação de citocinas e moléculas de adesão que irão debelar o agente infeccioso.
1.1 – Recrutamento de leucócitos Durante o processo de recrutamento, os leucócitos migram do sangue para dentro do tecido, atravessando as paredes das vênulas pós-capilares. Algumas moléculas especializadas da superfície das células endoteliais possuem um papel crucial neste processo.
Seguidamente, na fase de pavimentação, os leucócitos achatam-se contra a parede do vaso, aderindo ao endotélio. A migração ocorre com a passagem do leucócito, por movimentos ameboides, através dos espaços entre as células que formam a estrutura do vaso sanguíneo, movimentando-se através do tecido conjuntivo até atingiram o foco da infeção.
Uma vez lá, ocorre diapedese ou extravasamento de leucócitos. Leucócitos ou glóbulos brancos do sangue passam através da parede do vaso através de janelas especiais ou poros e, assim, alcançam a área onde devem exercer suas funções protetoras e de ataque contra os elementos que causam dano local ou infecção.
No leucograma é realizada a contagem de leucócitos e, consequentemente, a avaliação do sistema imunológico e defesa do organismo. O número alto ou baixo de leucócitos pode indicar a ocorrência da leucocitose ou leucopenia. A contagem diferencial de leucócitos determina qual o tipo que teve sua quantidade aumentada ou diminuída.
Ao nível da zona afetada ocorre a emissão de moléculas com propriedades quimiotáxicas, que vão atuar sobre os leucócitos, estimulando-os a sair dos vasos em direção ao local lesionado, através do processo de diapedese.
Como alugar imóvel com cartão de crédito?
Como saber se a válvula termostática do Fiesta está com defeito?
O que é pé nas notas da Estácio?
Como funciona um assentamento rural estabelecido pelo Incra?
Quais são todas as divisões do Duolingo?
O que é 4 mil horas de exibição?
O que é um bolão de vaquejada?
Como reconhecer um cristal lemuriano?
Como receber notificações da Netflix no WhatsApp?
O que acontece quando se tem um derrame pleural?
Como identificar se um alimento e in natura minimamente processado processado ou Ultraprocessado?
Como é feito o plano de recuperação judicial?
Como identificar derrame pleural na tomografia?
Como receber restituição do imposto de renda de pessoa falecida?