A glicemia é regulada por dois hormônios: a insulina e o glucagon, que agem contrariamente. A insulina é responsável pela entrada da glicose nas células, retirando-a da circulação sanguínea, sendo responsável, portanto, pela diminuição desse açúcar no sangue.
Se a concentração de glicose no sangue sobe acima do normal, insulina é liberada, o que estimula as células do corpo a remover a glicose do sangue. Se a concentração de glicose no sangue cai abaixo do nível normal, glucagon é liberado, o que estimula as células do corpo a liberarem glicose no sangue.
O controle da concentração de glicose no sangue (glicemia) é realizado por dois hormônios produzidos pelo pâncreas: a insulina e o glucagon.
A homeostase glicêmica é um estado metabólico imprescindível para a sobrevivência do ser humano. Alguns tecidos, como o sistema nervoso central, necessitam de um aporte glicêmico contínuo para manter suas funções.
Toda essa energia chega ao nosso organismo graças ao sistema vascular, que transporta o sangue através das artérias, veias e capilares.] Por isso, é tão importante manter os níveis dela sob controle, pois qualquer alteração tem consequências em todas as funções corporais.
O importante é manter um nível constante de glicose no sangue. Para manter um nível constante de glicose no sangue, seu corpo depende de dois hormônios produzidos no pâncreas que têm ações opostas: insulina e glucagon. Pâncreas Seu pâncreas está localizado no abdome, abaixo do estômago.
Portanto, quando você tem um suprimento excessivo de glicose, o corpo armazena o excesso no fígado e nos músculos fabricando glicogênio, que é feito de cadeias longas de glicose. Quando as reservas de glicose estão baixas, seu corpo mobiliza a glicose armazenada como glicogênio e/ou estimula você a comer.
Essa ação da insulina impede que a concentração de glicose no sangue (assim como as concentrações de ácidos graxos e de aminoácidos) aumentem substancialmente na corrente sangüínea. Desse modo, seu corpo mantém uma concentração constante de glicose sangüínea em particular.
Já no estado pré-prandial, as percentagens de consumo de glicose são representadas da seguinte maneira: pelo sistema nervoso central (50 %), pelo músculo (25 %) e pelos tecidos esplâncnicos (25 %). Percentagens de consumo de glicose pelos tecidos. Clique aqui para ampliar.
Como faço para me inscrever na escola militar?
É verdade que faz mal se comer banana à noite?
Como calcular microgotas em minutos?
Como montar uma equipe de vendedores externos?
Quais são os sintomas das doenças do sistema nervoso?
Como não por mensagem nao lida no whatsapp?
Como calcular o vale-transporte proporcional aos dias trabalhados?
Qual o governador-geral aumentou a importação de escravos africanos?
Quantos quilos de silagem de milho come uma vaca por dia?
Quanto tempo dura o shimeji na geladeira?
Quais os principais artistas da Bahia?
Para que serve o sistema de amortização?
Quantos quilos uma telha aguenta?