A glicemia é regulada por dois hormônios: a insulina e o glucagon, que agem contrariamente. A insulina é responsável pela entrada da glicose nas células, retirando-a da circulação sanguínea, sendo responsável, portanto, pela diminuição desse açúcar no sangue.
Se a concentração de glicose no sangue sobe acima do normal, insulina é liberada, o que estimula as células do corpo a remover a glicose do sangue. Se a concentração de glicose no sangue cai abaixo do nível normal, glucagon é liberado, o que estimula as células do corpo a liberarem glicose no sangue.
O controle da concentração de glicose no sangue (glicemia) é realizado por dois hormônios produzidos pelo pâncreas: a insulina e o glucagon.
A homeostase glicêmica é um estado metabólico imprescindível para a sobrevivência do ser humano. Alguns tecidos, como o sistema nervoso central, necessitam de um aporte glicêmico contínuo para manter suas funções.
Toda essa energia chega ao nosso organismo graças ao sistema vascular, que transporta o sangue através das artérias, veias e capilares.] Por isso, é tão importante manter os níveis dela sob controle, pois qualquer alteração tem consequências em todas as funções corporais.
O importante é manter um nível constante de glicose no sangue. Para manter um nível constante de glicose no sangue, seu corpo depende de dois hormônios produzidos no pâncreas que têm ações opostas: insulina e glucagon. Pâncreas Seu pâncreas está localizado no abdome, abaixo do estômago.
Portanto, quando você tem um suprimento excessivo de glicose, o corpo armazena o excesso no fígado e nos músculos fabricando glicogênio, que é feito de cadeias longas de glicose. Quando as reservas de glicose estão baixas, seu corpo mobiliza a glicose armazenada como glicogênio e/ou estimula você a comer.
Essa ação da insulina impede que a concentração de glicose no sangue (assim como as concentrações de ácidos graxos e de aminoácidos) aumentem substancialmente na corrente sangüínea. Desse modo, seu corpo mantém uma concentração constante de glicose sangüínea em particular.
Já no estado pré-prandial, as percentagens de consumo de glicose são representadas da seguinte maneira: pelo sistema nervoso central (50 %), pelo músculo (25 %) e pelos tecidos esplâncnicos (25 %). Percentagens de consumo de glicose pelos tecidos. Clique aqui para ampliar.
Quais são os graus de desvio de septo?
Como rezar para Nossa Senhora Desatadora dos Nós?
Como achar o norte verdadeiro no CAD?
Como descobrir o norte magnético?
Onde vejo o nome do dispositivo?
Como saber o nome do seu guardião?
Como descobrir o nome dos sócios pelo CNPJ?
Como saber se tenho falta de dopamina?
Como se livrar de infiltrações?
Como saber se o cartão de crédito ou de débito?
Como faço para solicitar um novo Bilhete Único?
Como fazer meus pais deixarem eu viajar com meu namorado?
Quais os requisitos para aplicação de efeito suspensivo aos embargos à execução?
Como funciona limite saque parcelado Casas Bahia?
Como solicitar a carteira de estudante 2020?