O coração apresenta duas câmaras superiores, denominadas de átrios cardíacos, e duas inferiores, os ventrículos cardíacos. 02) O átrio cardíaco esquerdo recebe sangue rico em gás oxigênio proveniente dos pulmões, enquanto o átrio cardíaco direito recebe sangue rico em gás carbônico, proveniente do resto do corpo.
A nutrição e o abastecimento de O2 do miocárdio são feitos através de uma porção específica da circulação chamada coronariana. As artérias coronárias saem da raiz aórtica, levando sangue arterial do ventrículo esquerdo para o coração.
Circulação coronária é a circulação do sangue nos vasos sanguíneos do músculo cardíaco miocárdio, conhecidos como artérias coronárias.
O coração, como qualquer outro músculo do corpo, necessita de receber oxigênio para que funcione adequadamente. A musculatura do coração é nutrida através de um sistema de artérias, as artérias coronárias, que se originam da aorta.
A alimentação está muito relacionada com a ocorrência do infarto, uma vez que quem ingere de forma abusiva alimentos ricos em gordura, carboidratos e sal colabora para que se desenvolvam condições como a hipertensão, o diabetes e o colesterol descontrolado.
O sangue entra no coração dos nossos corpos pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. Quando os átrios se contraem (sístole atrial), as válvulas que separam os átrios dos ventrículos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses últimos. Em seguida ocorre a contração dos ventrículos (sístole ventricular).
O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio. Os músculos do coração têm contrações involuntárias e ritmadas e suas células são compostas apenas de um único núcleo, sendo por isso chamadas de células mononucleadas.
Suprimento vascular do miocárdio A irrigação e a drenagem cardíaca ocorrem por meio das artérias coronárias e veias cardíacas, respectivamente12.
O miocárdio somente obtém energia do metabolismo aeróbio, ou seja, necessita de oxigênio para poder funcionar. Quando falta oxigênio no músculo cardíaco, ocorre o conhecido infarto do miocárdio, que se traduz numa necrose das células miocárdicas. Imagem de microscópio mostrando as estrias do miocárdio (músculo cardíaco) de um rato.
Função do Miocárdio. O miocárdio é a parede intermediária do coração. O miocárdio forma a maior parte do coração e é devido a contração e relaxamento de suas células que ocorre o bombeamento do sangue. Então, a sua função é permitir as contrações cardíacas.
O infarto do miocárdio, que é a necrose de uma parte do músculo cardíaco, ocorre quando uma das artérias coronárias, ou suas ramificações, sofrem uma obstrução, fazendo com que o aporte de sangue para uma determinada região do coração torne-se insuficiente.
Estas fibras possuem um diâmetro menor do que o das fibras musculares do músculo esquelético, entretanto, apresentam mais sarcoplasma. O material colágeno e os capilares sanguíneos são os outros constituintes do miocárdio.
Quanto é a periculosidade do bombeiro civil?
Quais os sintomas de anemia na adolescência?
Como é a sustentabilidade na Suécia?
Por que meus dentes não clareiam?
Porque cria líquido na barriga?
O que é competência internacional exclusiva?
Como fazer o cálculo de juros ao mês?
Quais os principais tipos de discursos textuais?
Como fazer um anúncio em vídeo?
Quais ultrassom deve ser feita na gravidez?
O que fazer quando nos sentimos desprezados?
O que quer dizer mudança social?
O que vestir para não sentir frio?