A Situação Líquida Patrimonial (SLP) representa a diferença entre o Ativo real (ativo total) e o Passivo real (passivo exigível, capital de terceiros). *A Situação líquida superavitária ou positiva é evidenciada pelo excesso do Ativo sobre o passivo exigível (Ativo > Passivo exigível).
Quando o valor dos ativos é maior que os passivos, você tem uma situação patrimonial líquida positiva. Isso indica uma situação de normalidade para a empresa, já que os bens e direitos superam as obrigações. O mesmo acontece quando o valor dos ativos é igual ao do patrimônio líquido.
ATIVO – PASSIVO = SITUAÇÃO LÍQUIDA O item 4.4 do Pronunciamento Técnico CPC “00” (R1) define Situação Líquida (Patrimônio Líquido) como o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Os elementos que compõem o patrimônio de uma entidade são bens, direitos e obrigações e que, para encontrarmos o patrimônio líquido de uma entidade, deveríamos somar o valor de seus bens aos seus direitos e subtrair o valor de suas obrigações do resultado dessa soma.
Patrimônio Líquido é o resultado da diferença entre os bens e direitos e as obrigações da entidade. Corresponde aos valores que os sócios ou acionistas têm na empresa.
situação liquida patrimonial Equação Patrimonial e suas variações PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO (Total) - PASSIVO EXIGÍVEL (Obrigações com terceiros) SITUAÇÃO LÍQUIDA PATRIMONIAL: O total dos Bens mais o total dos Direitos menos o total da Obrigações denomina-se Situação Líquida patrimonial.
É importante calcular o patrimônio líquido, este é representado pelos bens e direitos que a companhia possui após pagar todas as suas dívidas. Para fazer o cálculo do patrimônio líquido, é necessário utilizar a seguinte fórmula: Patrimônio líquido = Ativo – Passivo.
Esta equação é escrita na forma A=P+PL e significa que o total de ativos (A) sempre é igual à soma do total de passivos (P) com o patrimônio líquido (PL).
A equação patrimonial pode ser assim representada: Situação Líquida = Ativo – Passivo. ... Aumento do Passivo e Aumento do Patrimônio Líquido.
A definição da situação líquida de uma empresa é basicamente a soma dos valores contabilístico s do capital social, das reservas e dos resultados retidos. Indica a situação do património da empresa. Se pretender efectuar uma análise mais aprofundada deverá utilizar os mais variados rácios e tirar as suas conclusões mediante os resultados q obter.
Até mesmo sites de análises de balanços de empresas são iniciados pela receita líquida. Ou seja, não há nem a indicação da receita bruta em tais relatórios. Desta forma, tanto a empresa quanto a contabilidade podem utilizar os valores da receita líquida para confeccionar outros relatórios e para análise dos números.
Essa situação nos proporciona uma situação Líquida Negativa, pois os valores componentes do ativo não são suficientes para cobrir as obrigações. Essa diferença negativa é lançada como prejuízo ao exercício, no grupo contábil patrimônio líquido. Quando ocorre essa situação, contabilmente dizemos que a empresa apresenta um passivo a descoberta.
Essa situação nos proporciona uma situação Líquida Nula, pois os valores do ativo cobrem tão somente o montante das obrigações. Resumo das situações líquidas patrimoniais possíveis:
Como ouvir música no Apple Watch longe do celular Spotify?
Como ouvir música no Galaxy A11?
O que quer dizer a expressão em virtude?
Quais apps funcionam no Android Auto?
Como clonar uma imagem no Corel Draw?
Qual a principal complicação da fratura de escafóide?
Como se escreve Reaja ou reaga?