Já era conhecido que durante as primeiras 8 semanas de gestação, o embrião obtinha a sua nutrição a partir das células deciduais, no endométrio, uma vez que ainda não tem capacidade para se nutrir a partir do fluxo sanguíneo materno porque a placenta não está formada até às 9 semanas.
Essa transferência de mãe pra filho ocorre por meio do cordão umbilical. “Ele possui duas artérias que trazem o fluxo sanguíneo do feto para a placenta e uma veia que retorna a ele com o sangue oxigenado, já que, durante a gestação, os pulmões não entram em cena”, ensina o médico.
Nas primeiras duas a quatro semanas o embrião obtém os nutrientes directamente do endométrio. Ao fim de cerca de 15 dias, começa a ocorrer a gastrulação e o início da organogénese.
A gestante deverá ingerir vegetais (folhosos e legumes), frutas, carne bovina, frango, fígado (uma vez por semana), ovos e peixes (sardinha, salmão, atum, pescada, cavalinha), leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha), cereais (arroz integral, batata, milho, entre outros), azeites (de preferência extra ...
A nutrição fetal é onde tudo começa. Os aportes nutricionais influenciam o desenvolvimento da estrutura e da expressão genética do feto no período que vai da conceção ao parto. Se esses efeitos serão positivos ou negativos dependerá da forma como a grávida agir durante esta fase.
Formados âmnio, disco embrionário e vesícula umbilical primitiva, sugem lacunas no sinciciotrofoblasto. Estas lacunas são preenchidas por sangue materno, que nutrem o embrião. Em torno do 12º dia, as lacunas adjacentes fundem-se, formando redes lacunares.
Inicialmente, existem quatro miótomos occipitais (pós-ópticos); no entanto, o primeiro par desaparece.
Etapa inicial da nutrição intra-uterina do embrião Na primeira semana após a implantação – A nutrição ocorre via células endometriais (única forma do embrião obter algum nutriente) As células endometriais continuam funcionando como boa parte de sua nutrição até oito semanas.
O embriãoé uma estrutura originária da fertilizaçãode um óvulo (gameta feminino)por um espermatozóide (gameta masculino).
Como o cérebro cresce muito rápido, a cabeça continua aumentando; os braços possuem formato em pás e as pernas, de nadadeiras. Entre a quinta e oitava semana, o embrião começa a adquirir sua forma final, onde há o desenvolvimento dos braços, cotovelos, joelhos, o nariz já pode ser distinguido e o embrião possui aproximadamente 2,5 centímetros.
Há também nessa semana a criação do pedículo do embrião uma estrutura derivada da mesoderme extra-embrionária que formará o cordão umbilical. Ao final da segunda semana formam-se as vilosidades coriônicas primárias, constituídas de sinciciotrofoblasto e citotrofoblasto que têm como função a nutrição do embrião.
Pode mentir na entrevista de emprego?
Como se escreve a palavra enxaguou?
Quantos dias de carência para pagar aluguel?
O que são perdas abruptas da consciência?
O que o uso excessivo de laxantes pode causar?
Onde o aluno assina no diploma?
Quem tem lúpus pode fazer alongamento de unha?
Qual classe social tem mais depressão?
Qual o valor de uma cirurgia de catarata pelo SUS?
O que fazer para a chapinha não estragar o cabelo?
Como é a vida de um recruta do Exército?
Como era chamado o jogo Naval antigamente?
Qual melhor programa para transferir pontos?
Quais são as principais tradições religiosas?