Depressão e classe social De acordo com uma pesquisa do Ibope, realizada sob encomenda da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), as classes C e D são as mais vulneráveis à depressão.
Idosos têm maior prevalência de depressão no Brasil
As regiões urbanas registram a maior prevalência de casos de depressão (10,7%), enquanto nas áreas rurais o índice é de 7,6%. Estados do Sul e Sudeste têm 15,2% e 11,5%, respectivamente, de adultos com diagnóstico confirmado de depressão, segundo a pesquisa.
Folha de S. Paulo - Países ricos têm maiores índices de depressão - 02/08/2011. Um levantamento sobre a depressão em 18 países indica que esse transtorno psiquiátrico é mais comum em nações ricas do que em pobres.
Quem tem familiares de primeiro grau (pais ou filhos) com depressão pode ter um risco de duas até três vezes maior de desenvolver a doença, em relação a quem não apresenta casos na família[1 Use essa informação a seu favor, para se cuidar e ficar mais atento aos sinais e sintomas da doença, procurando auxílio médico e ...
Embora qualquer pessoa esteja sujeita a desenvolver depressão, existem alguns fatores de risco que potenciam o seu aparecimento, como a situação económica desfavorável, desemprego, acontecimentos de vida (morte de um ente querido, rutura de um relacionamento, pós-parto...) ou até a ocorrência de doenças físicas.
20 curiosidades que você vai gostar
Acontecimentos marcantes como divórcio, desemprego, perda de um ente querido, fim de um relacionamento amoroso ou situações traumáticas são causas frequentes de depressão, mas as situações que favorecem o estresse prolongado, como discussões frequentes no trabalho ou em casa também pode levar à depressão porque faz com ...
E os idosos são mais vulneráveis. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a depressão é mais comum entre brasileiros de 60 a 64 anos. No país, as pessoas dessa faixa etária são as mais acometidas pelo mal psiquiátrico.
O suicídio tem uma forte correlação com a pobreza: 75% das mortes por ocorre em países de baixa e média renda. Dentro do Brasil, acontece o mesmo: os estados que mais registraram aumento de casos estão no Norte e Nordeste – regiões com os maiores índices de pobreza do país.
Um fator que habitualmente retarda ou inviabiliza a busca de tratamento é o estigma. Muitas vezes a doença é avaliada pela família ou ambiente de convívio social e de trabalho como preguiça, fraqueza e até mesmo defeito de caráter. Nas situações de trabalho o indivíduo se defronta com incompreensão, avaliação negativa.
A desigualdade de renda pode aumentar a probabilidade de depressão emocional, em particular entre pessoas que vivem em áreas urbanas, de acordo com um novo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
6 Tipos de DepressãoDepressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ... Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ... Depressão ansiosa. Este é outro tipo de depressão que está presente em um número significativo de pessoas. ... Depressão Psicótica. ... Depressão pós-parto.
No Brasil, os idosos, de 70 anos ou mais, apresentaram as maiores taxas, com 8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes, mas, segundo Fátima, em números absolutos, a população idosa vem aumentando. Além disso, eles sofrem mais com doenças crônicas, depressão e abandono familiar.
Uma vista d olhos nos dados confirmam que o suicídio acontece mais intensamente entre as classes médias e menos entre os pobres.
René Louiche Desfontaines (Tremblay, (Ille-et-Vilaine), 14 de fevereiro de 1750 — Paris, 16 de novembro de 1833) foi um botânico francês e pesquisador do Museu Nacional de História Natural de Paris.
A doença não é restrita a uma faixa etária. Ao contrário, ela acomete crianças, adultos e idosos, mas há uma cujos dados impressionam. “A prevalência da depressão em jovens de 18 a 29 anos é três vezes maior do que a prevalência em indivíduos com 60 anos ou mais”, afirma o psiquiatra Marcelo Calcagno Reinhardt.
No geral, a idade média para desenvolver algum distúrbio de ansiedade é 21 anos. Até os 3 anos de idade, é normal que a criança não saiba lidar com a separação de casa ou dos pais. Mais tarde, se a sensação de medo e insegurança se mantém, o quadro precisa ser tratado.
Depressão em idosos pode se apresentar de formas diferentes
O idoso pode acabar não relatando tristeza e desânimo, no entanto, pode apresentar queixas físicas, pessimismo, falta de energia, alterações no sono e no apetite, além de dores e incômodos intestinais.
Raciocínio lento ou agitação. A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades. Diminuição da energia ou fadiga.
A pessoa depressiva vive em meio a sentimentos pesados e negativos, como por exemplo desesperança, baixa autoestima, sensação de vazio e amargura que se refletem inclusive fisicamente. Além disso, é comum os pacientes apresentarem transtornos de sono e apetite no começo da depressão. A depressão é uma doença volúvel.
Quais são os sintomas da depressão?Alterações de peso (come muito ou come pouco);Mudanças no sono (dorme muito e continua se sentindo cansado ou insônia);Baixa autoestima;Sentimento de culpa;Pensamentos negativos e suicidas;Concentração e raciocínio baixo;Baixo desejo sexual;Irritabilidade;
A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo. Ao final de um ano, esse número ultrapassa oitocentas mil pessoas.
Dados sobre o suicídio
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia em média, causando mais mortes que a AIDS e a maioria dos tipos de câncer.
Em 2015, suicidaram-se em todo o mundo 828 000 pessoas, um ligeiro aumento face aos 712 000 suicídios em 1990. Em 2015, o suicídio foi a décima principal causa de morte em todo o mundo. O suicídio é a causa de cerca de 0,5% das mortes. Em cada ano, 12 em cada 100 000 pessoas morrem por suicídio.
O que quer dizer Pré-definido?
O que acontece no final de smithereens?
Como preencher um cheque de R$ 7000?
Quando os ingleses chegaram aos Estados Unidos?
Porque Alvin Olinsky saiu de Chicago PD?
Quando e onde surgiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão?
Qual é a origem da Inglaterra?
Quando foi criada a Brasil Foods?
Qual o correto esqueite ou skate?