A formação cultural brasileira caracterizou-se pela mestiçagem racial e pela fusão da cultura europeia com as culturas dos indígenas nativos e dos negros africanos escravizados. Algumas manifestações dessa cultura miscigenada estão na alimentação, nos hábitos cotidianos, no vocabulário e no folclore.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
O Triste fim de Policarpo Quaresma é um romance pré-modernista. Dentre as características pré-modernistas presentes na obra, destacam-se as seguintes: Nacionalismo e regionalismo. Denúncia social.
De maneira simplificada, pode-se dizer que a formação cultural do Brasil é o resultado da miscigenação entre o índio, o negro e o imigrante europeu. Mas também vieram para o Brasil povos de outras nacionalidades, trazendo consigo suas tradições e costumes, contribuindo para essa enorme pluralidade.
A rica diversidade cultural brasileira, uma marca do país, é fruto da mescla das raízes indígenas, negras e lusitanas. Mas o Brasil moderno também é resultado da importante contribuição dos imigrantes italianos, franceses, alemães, espanhóis e árabes, entre outros povos fundamentais para a formação do país.
35 curiosidades que você vai gostar
Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado.
Quando nos referimos ao termo raízes culturais estamos nos referindo à história da construção dos elementos culturais ou das manifestações culturais de uma região. Podemos considerar que as raízes culturais são à base de tudo, o alicerce de uma cultura. São os tijolos da construção histórica cultural de um povo.
A formação cultural é um processo pelo qual o indivíduo se conecta ao mundo da cultura, mundo esse entendido como espaço de diferentes leituras e interpretações da realidade, promovidas pela Arte, nas suas diferentes modalidades e pela Literatura.
A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país. Inclusive, os conceitos e histórias relacionadas à cultura nacional e como ela se desenvolveu, são conteúdos muito ricos para serem abordados em sala de aula.
Triste fim de Policarpo Quaresma é um romance pré-modernista de Lima Barreto. A obra ironiza o Romantismo, representado pelo excêntrico protagonista do livro. A narrativa se passa no Rio de Janeiro, nos primeiros anos da República. O livro evidencia os costumes e os elementos políticos da época.
Major Policarpo Quaresma - "era um homem pequeno, magro, que usava pince-nez, olhava sempre baixo, mas quando fitava alguém ou alguma cousa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa ou da cousa que fixava".
Essa obra/romance descreve, traça, a questão do nacionalismo, patriotismo do personagem principal que é Policarpo Quaresma, um patriota ativo, fervoroso, exaltado pelo amor ao seu país (Brasil).
Características da Cultura
possui um caráter simbólico; é adquirida por meio das relações sociais de um grupo; é transmitida para gerações posteriores; não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Os brasileiros celebram o natal, a festa junina, a folia de reis e o carnaval. Todas essas comemorações fazem parte da cultura nacional e da formação dos cidadãos. Na alimentação, ainda mantemos alguns costumes dos tropeiros, como o pão de queijo, o feijão tropeiro, o arroz carreteiro e a feijoada.
A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.
Por ser um agente forte de identificação pessoal e social, a cultura de um povo se caracteriza como um modelo comportamental, integrando segmentos sociais e gerações à medida que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo. A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira.
A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (mistura de culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais.
A cultura é formada por um conjunto de fatores que a organizam e lhe fornecem estrutura. Esses elementos são: conhecimentos, crenças, normas, valores e signos.
São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.
O que é identidade cultural:
A identidade cultural tem a ver com quem somos enquanto grupo. E essa identidade se manifesta a partir de determinados traços culturais, tais como a língua, a religião, os ritos, as festas, as manifestações artísticas etc.
Traços culturais – elementos mais simples, são traços de uma cultura, que só tem significado quando considerados dentro dela. Complexo cultural – é a combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica. Área cultural – região (geográfica) em que predominam determinados complexos culturais.
A identidade brasileira, em oposição à unificação de características, pode ser, sim, compreendida pela diversidade histórica, cultural e social de seu povo.
Algumas características remetem ao povo brasileiro. A espontaneidade, a alegria, a irreverência e a sim- patia podem ser elencadas como as principais. Muitos chegam ao país e adquirem os produtos brasileiros, esperando encontrar essas características impressas.
Como identificar um narrador-personagem?
Qual é a sequência de Jogos Mortais?
Como foram criados os primeiros óculos?
Em que ano foi feito o filme O dia depois de amanhã?
Como foi a divisão da Palestina?
Quais são os 3 períodos da história do Brasil?
Como foi feita a centopéia humana?
Como ligar um quadro elétrico?
Por que o mês de Julho e Agosto tem 31 dias?
O que é valuation por múltiplos?
Qual o valor da instalação de uma banheira?
Quando foi feito o primeiro filme colorido?
Como surgiu o Visconde de Sabugosa?
Como saber a hora de comprar ações?
Como baixar o Word gratuitamente no notebook?
O que é núcleo do sujeito exemplos?