As glândulas endócrinas sempre liberam os hormônios no sangue (ou na hemolinfa), porque eles atingem todas as células do corpo. Cada hormônio atua apenas sobre alguns tipos de células, denominadas células-alvo.
Hormônios são moléculas responsáveis por ativar e controlar diversos processos do corpo humano, como o metabolismo, o crescimento e a sexualidade. Portanto, eles são indispensáveis para o organismo. A falta (hipofunção) ou excesso (hiperfunção) de um determinado hormônio pode ocasionar problemas na saúde.
O sistema endócrino é responsável pela produção dos hormônios que são secretados no sangue. Eles percorrem o corpo até encontrar as células-alvo, aquelas nas quais vão agir. Por meio de receptores, se acoplam nessas células e iniciam suas funções de inibir ou estimular funções metabólicas.
Os hormônios são produzidos pelo próprio organismo, em glândulas ou tecidos especializados, e são derivados de proteínas, lipídios, glicídios, etc.
O sistema endócrino é um conjunto de glândulas que irão produzir os hormônios, que são responsáveis por controlar algumas atividades do corpo, sejam elas mentais ou físicas.
Cerca de 50 tipos de hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas. No corpo humano, os hormônios são responsáveis pelo metabolismo, crescimento, sexualidade, dentre outros.
Os dois hormônios que mais são produzidos no ciclo menstrual são o estrogênio e a progesterona. Ambos têm a função de preparar o nosso corpo para uma possível fertilização. Em geral, antes da ovulação, há a predominância de estrogênio e, após a ovulação, a taxa de estrogênio cai e cede espaço para a progesterona.
De forma geral, os hormônios são modificadores (moduladores) das reações enzimáticas do metabolismo, participando de funções específicas, tais como crescimento celular e tissular, regulação do metabolismo, regulação da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, função renal, eritropoiese, motilidade do trato ...
“Alguns dos hormônios têm liberação o dia inteiro. Alguns hormônios são liberados mais de manhã, como o cortisol. E o GH é liberado mais a noite, durante o sono”, explica Beatriz. O corpo humano produz pelo menos 50 tipos diferentes de hormônios.
Quando os hormônios não estão funcionando corretamente, dizemos que o corpo está sofrendo uma disfunção hormonal, que pode ocorrer tanto nos homens quanto nas mulheres. A disfunção hormonal é muito comum nos casos relacionados às glândulas sexuais.
O Hormônio da Liberação do Hormônio do Crescimento ( GHRH em inglês), proveniente do núcleo arqueado, e a grelina promovem a secreção de GH, enquanto que a somatostatina, que vem do núcleo periventricular, a inibe.
A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo. A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final.
Quanto tempo deixar as sementes de molho?
O que acontece quando não bebe água?
Qual a melhor maneira de lavar roupas íntimas?
O que devo estudar para o concurso público da Prefeitura?
Como higienizar carrinho e bebê conforto?
Como funciona o sistema corta combustível?
Como fazer higienização com água sanitária?
Quando começar a limpar a boca do bebê?
Como limpar um colar de âmbar?
Qual o usuário padrão do SQL Server?
Como limpar climatizador Ventisol 70 litros?
Como enviar link para reunião no Skype?
Como fazer hidratação com óleo de amêndoas?
Como faço para enviar mensagens para alguém que não é meu amigo?
Como higienizar couve e alface?
Como entrar no Programa da Maisa?
Como digitalizar e enviar um documento?