A escrita cuneiforme é uma das mais antigas do mundo, apareceu mais ou menos na mesma época dos hieróglifos, foi criada por volta de 3.500 a.C. No começo a escrita era meio enigmática, mas com o passar do tempo foram se tornando mais simples.
A escrita cuneiforme foi utilizada para gravar em paredes de rochedos, corpos de estátuas e grandes monumentos, sendo sempre as inscrições um decalque do texto escrito no tablete de argila. Lê-se um texto em escrita cuneiforme da esquerda para a direita e de cima para baixo, como em português.
O enigma ficou mais complexo em 1929, após o arqueólogo alemão Julius Jordan desenterrar uma vasta biblioteca de tábuas de argila com figuras abstratas, um tipo de escrita conhecida como "cuneiforme", com 5 mil anos de idade, mais antigas que exemplares semelhantes encontrados na China, no Egito e na América.
A escrita cuneiforme é uma forma de escrita pictográfica (representação por desenhos), que caracteriza o tipo de escrita feita com objetos em formato de cunha, por isso ser assim chamada. Era representada por cerca de 2000 símbolos, escritos da direita para a esquerda.
sumérios
Uma escrita sistematizada aparece somente por volta de 3500 a.C., quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Os registros cotidianos, econômicos e políticos da época eram feitos na argila, com símbolos formados por cones. Nesse mesmo momento, surgem os hieróglifos no Egito.
Escrita cuneiforme – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Segundo as pesquisas os sumérios foram os inventores da escrita. Eles escreviam em taboas feitas de argila, usando um estilete de extremidade triangular que deixava sinais em forma de cunha. Com isso, a escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme.
Os sumérios, que habitavam a Mesopotâmia (povos que viveram antes dos assírios e babilônios na mesma região), desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe, a "caneta" da quele tempo, que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica.
Cuneiforme (do latim cuneus, “prego”), modo de escrita usando unhas em forma de pancadas, principalmente inscritas em tabuletas de argila, mas também em pedras, metais, cera ou outros materiais. Esta técnica foi utilizada pelos povos antigos do Oriente Médio.
Assim, com o auxílio dos dois vocabulários, poderiam encontrar significados semelhantes para os registros dos tabuletas cuneiformes. O nome escrita cuneiforme representava a escrita em forma de cunha sinais, ou seja, eram mais de 2000 sinais cuneiformes gravados em tábulas de argila.
A escrita nem sempre foi algo simples e fácil de se decodificar. Isso porque, tudo começou de forma bem complexa. Antigamente, mais precisamente com os povos sumérios, a escrita era feita por meio de símbolos e formas.
Assim, os primeiros registros desse tipo de escrita surgiram quase ao mesmo tempo que os hieróglifos, por volta de 3.500 a.C. Logo, era uma forma de se comunicar que utilizava objetos em forma de cunha. Além disso, possuía diversos sinais, o que tornava a escrita difícil de ser decifrada.
Como gravar o Som que se ouve no PC?
Como medir alimentos pastosos?
Onde fica salva as senhas do Windows?
Como Gravar reunião no Meet versão gratuita?
Como gravar chamada de vídeo do WhatsApp com áudio?
Onde fica o gravador do Moto G7?
Como gravar ligações no celular Xiaomi Redmi Note 8?
Como ativar o gravador do Windows?
Como gravar tela no PowerPoint 2013?
Quantos quilos tem um extintor?
O que é técnica de reforço positivo?
O que torna o sangue alcalino?
Qual a unidade de medida de peso nos EUA?
Como saber quando a carne está no ponto?
O que determina o poder de sucção de um aspirador?
Como montar um serviço de telemedicina?