A doença é causada por micro-organismos que entram pela uretra e que podem até mesmo atingir a bexiga e os rins, infectando todo o trato urinário, causando fortes dores. O diagnóstico da infecção urinária é realizado em consultório pela escuta das queixas do paciente e pelo exame físico realizado em consultório.
A cistite corresponde à infecção e inflamação da bexiga, principalmente por Escherichia coli, que é uma bactéria naturalmente presente no intestino e no trato urinário e que pode atingir a uretra e chegar à bexiga, levando ao aparecimento de sinais e sintomas de infecção do sistema urinário, como urgência em urinar e ...
A infecção do trato urinário é caracterizada pela presença de bactérias, com destaque para a Escherichia coli., na uretra, na bexiga ou nos rins. Esse quadro pode evoluir com diversos sintomas, como dor para urinar e urgência urinária, ou ser assintomático, ou seja, silencioso.
As infecções do trato urinário bacterianas podem acometer uretra, próstata, bexiga, ou rins. Podem não existir sintomas ou pode haver frequência urinária, urgência miccional, disúria, dor na porção inferior do abdome e dor no flanco. Sintomas sistêmicos e até sepse podem ocorrer com infecções dos rins.
Os principais tipos de infecção urinária são:
Os remédios caseiros para infecção urinária como o chá de dente de leão ou a infusão de salsinha, por exemplo, possuem ação antibacteriana, diurética e anti-inflamatória, ajudando a eliminar as bactérias das vias urinárias, aliviar os sintomas como dor ou queimação ao urinar e acelerar a recuperação.
Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).
A causa da Infecção Urinária é a entrada de bactérias no sistema urinário, dentre as mais comuns estão: Escherichia coli (cerca de 70% dos casos), o Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus faecalis.
As infecções do trato urinário são frequentes e estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, particularmente em crianças, adultos jovens e mulheres sexualmente activas. O trato urinário acima da uretra é estéril em pessoas saudáveis, mas a uretra é normalmente colonizada com muitos tipos diferentes de bactérias.
Quando a infecção ocorre nos rins (pielonefrite), denomina-se infecção do trato urinário alto. Tanto a infecção urinária baixa como a alta podem ser agudas ou crónicas e a sua origem pode ser comunitária ou hospitalar.
A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática, sendo chamada neste último caso, de “bacteriúria assintomática”. A ITU pode acometer somente o trato urinário baixo, sendo chamada de “cistite”, ou afetar também o trato urinário superior (infecção urinária alta), sendo chamada de “pielonefrite”.
Na mulher, a susceptibilidade à infecção urinária se deve à uretra mais curta e a maior proximidade do ânus com o vestíbulo vaginal e uretra. No homem, o maior comprimento uretral, maior fluxo urinário e o fator antibacteriano prostático agem como protetores.
Quais foram os fatores que levaram ao surgimento das cidades?
O que aconteceu com os pais de Tiago Potter?
O que é um especialista no Marketing Digital?
Quando teve início o processo de industrialização brasileira?
Quanto ganha um treinador de futsal?
Como foi o processo de desenvolvimento da fotografia?
Como comprar tênis para revenda?
Como é feita a indução de parto?
O que é preciso para ser um PJ?
Qual a origem da língua de sinais?
Quanto ganha um produtor de música eletrônica?
Como calcular a forma de uma calha?
Qual o salário de um Mestre de Cabotagem?
Quais são os fatores que afetam a colheita do milho?
O que precisa para ser sheik árabe?