Endossomos ou endossomas são compartimentos membranosos formados a partir do processo de endocitose em células eucarióticas, por meio de fusão de vesículas provenientes de estruturas como a membrana plasmática, o aparato de Golgi e os lisossomos.
Exocitose é a saída de moléculas pela fusão de vesículas com a membrana. Muitas moléculas orgânicas e outras substâncias particuladas não conseguem ser absorvidas pelas células atravessando a membrana plasmática, como acontece no processo de difusão.
Para a formação da vesícula, várias moléculas se clatrina se unem formando uma estrutura tridimensional, dentro da estrutura tridimensional há a vesícula. Ou seja, a ligação de carga aos seus receptores, por meio de uma proteína adaptadora levará a ligação de proteínas de revestimento, no caso a clatrina.
A endocitose ocorre tanto em organismos multicelulares como em seres unicelulares. Nos unicelulares, como protozoários, a endocitose é fundamental para garantir a nutrição dessas células. Sendo assim, a endocitose nesses organismos funciona como a principal forma de obter alimento.
Significado de Endossomo
substantivo masculino [Biologia] 1 Corpo central de um núcleo vesicular, quer seja um cariossomo quer um plasmossomo (como em vários núcleos de protozoários). Parte interna do corpo de várias esponjas superiores, que contém câmaras flageladas e poucas, ou nenhuma, espículas suportadoras.
30 curiosidades que você vai gostar
Um endossoma é uma pequena estrutura esférica (vesículas) delimitado por uma membrana lipídica localizado no citoplasma de células eucarióticas, perto da membrana plasmática das células.
Função dos lisossomos
Os lisossomos participam do processo de digestão intracelular. Os lisossomos são organelas responsáveis pela digestão intracelular, promovendo a degradação de várias partículas extracelulares e moléculas ingeridas pelas células.
Algumas células possuem a capacidade de ingerir algumas partículas presentes no líquido extracelular. Essas partículas são ingeridas pela célula através de um processo chamado de endocitose, que pode ser de dois tipos: fagocitose ou pinocitose.
A diferença crucial entre endocitose e exocitose está no fato de que a primeira se relaciona com a captura de partículas para o interior da célula. Já a segunda refere-se à eliminação das substâncias para o exterior. Lembre-se de que “endo” significa dentro, enquanto “exo” significa fora.
Qual o significado das cores do mapa de risco?
O que é menor que um milímetro?
Qual a função das cores em um mapa?
O que é carboxiterapia na estética?
Como se locomover em São Miguel dos Milagres?
Quais os 3 tipos de armazenagem?
O que dar para bezerro desmamado?
Quais são as primeiras atitudes dos primeiros socorros?
Como saber se eu tenho CNPJ no meu nome?
O que é o sistema defensivo no futsal?
O que dizer para magoar um homem?
O que significa poluição do ar?