A deterioração é o processo de envelhecimento e morte da semente. Inicia-se com a maturidade fisiológica e continua até ela perder sua capacidade de germinar (morte). Todo esse processo ocorre enquanto a semente permanece no campo, durante a colheita, no beneficiamento e também durante o armazenamento.
A alta germinação do lote de sementes de cultivares semelhantes, sua classe de certificação e idade cronológica influenciam no desempenho das sementes no campo. O componente da qualidade, resultante da diferença entre alta germinação do lote de sementes e eficiência no campo, é referida como vigor de sementes.
Deterioração e vigor são processos fisiológicos relacionados, pois quando a deterioração progride há uma correspondente redução no vigor. As sementes não conseguem ter suas funções vitais preservadas indefinidamente, uma vez que estão sujeitas à deterioração e, inevitavelmente, envelhecem e morrem.
A função do armazenamento é preservar as qualidades iniciais do pro- duto, evitando sua deterioração. A colheita e o processamento podem provocar danos às sementes que prejudicam sua qualidade imediatamente ou ao longo do período de armazena- mento.
A conservação de sementes com respiração ativa acelera a perda do vigor e eventuais quedas na germinação (Carvalho & Nakagawa 1983), manifestações que traduzem o processo de deterioração (Delouche 2002).
Para determinar essa qualidade, devemos considerar a germinação e o vigor. A germinação é o percentual de sementes que originam plântulas e o vigor, é a soma de atributos que conferem a semente o potencial para uma emergência rápida e uniforme, além do desenvolvimento sob condições diversas do ambiente.
Os testes de vigor permitem identificar os lotes com maior ou menor probabilidade de apresentar melhor desempenho no campo ou durante o armazenamento.
As sementes devem ser guardadas em armazéns secos, bem arejados. A cobertura deve ser, quando possível, de material isolante de calor, para evitar uma elevação acentuada de temperatura pela ação dos raios solares.
A sequencia do processo de deterioração é progressivo, ocorrendo variações entre lotes de sementes da mesma cultivar, bem como a velocidade da deterioração pode variar entre sementes individuais dentro de um mesmo lote, como consequência das diferentes condições e traumas aos quais cada uma delas foram expostas.
Condições ambientais durante o desenvolvlnentoda'senente Fatôres ambientais tais como: - Disponibilidade de água - Temperatura - Nutrientes que afetam o desenvolvimento da semente, também afetam o vigor da plântula.. Disponibilidade de agua afeta a semente de duas maneiras:
Uma alta porcentagem de semente imatura determina Um baixo vigor do lote. A época da operação de colheita determina uma importante regra no vigor da semente. 3.
Na realidade, o que denominamos “matéria seca” da semente são as proteínas, açúcares, lipídios e outras substâncias que são acumuladas nas sementes durante o seu desenvolvimento.
Como entender a simulação de aposentadoria do INSS?
Quais são os objetivos de um sistema MRP?
Como funciona o sanitário para pet?
Como funciona o Troca Certa da Magalu?
Como funciona o sistema de jogo 6x0 no voleibol?
Qual é o objetivo do Pós-venda?
Quanto tempo demora para sacar na Binomo?
Como funciona o sinal de TV digital?
O que é insubordinação no trabalho?
Como funciona o seguro da Pier?
Como lidar com uma pessoa ranzinza?