No início do ciclo, a luz solar aquece a água na superfície do planeta. O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. ... Em uma nuvem, elas se juntam com outras gotinhas formando gotas maiores de água. Por fim, as gotas ficam pesadas demais para continuar na nuvem e caem como chuva na Terra.
A chuva ocorre quando o sol aquece rios, lagos e mananciais, a água dos mesmos evaporam subindo ate as nuvens, quando esse processo ocorre muitas vezes a água se acumula na nuvem fazendo com que chova. Assim ocorre o processo da chuva ou como também é conhecido, o ciclo da água.
Formação e caracterização As tempestades estão, em geral, associadas às nuvens do tipo Cumulonimbus. ... Tempestades formam-se quando há suficiente liberação de calor latente pela condensação de gotas de nuvem e cristais de gelo (na parte fria da tempestade).
O excesso de calor armazenado na atmosfera e a umidade do ar elevada são as razões básicas para a formação das grandes nuvens cumulonimbus que provocam os raios, os trovões e também intensas rajadas de vento, granizo, mas principalmente muita chuva.
Esse tipo de chuva tem uma incidência maior em regiões de predominância de clima tropical e equatorial, chamadas de torrenciais, geralmente são rápidas e com a ocorrência de trovões e relâmpagos. Frontais: chuva proveniente da colisão entre massas de ar de características distintas, por exemplo, massas de ar frio com uma de ar quente.
Muitas vezes as chuvas ocorrem em forma de temporais. Estas se caracterizam pelos ventos fortes, trovoadas e relâmpagos. Os relâmpagos são descargas elétricas provocadas pelo choque entre nuvens carregadas com muita água e energia.
Outro ponto que pode contribuir para prever a quantidade de chuva são fatores naturais como a umidade, os ventos e as temperaturas. Dessa forma, os meteorologistas podem antever a quantidade de chuvas e até o horário. Esses dados são analisados por meio de imagens de satélite, por exemplo. As chuvas podem ser formadas de diversas maneiras.
Podemos classificar os tipos de chuvas de acordo com seus processos de formação em: frontais, orográficas e convectivas. Vamos conhecer melhor esse último tipo. Chuvas convectivas também chamadas de chuvas de verão ou chuvas de convecção ocorrem em razão da diferença de temperatura, umidade e pressão que ocorre no ciclo convectivo atmosférico.
Quanto tempo de formação na ESA?
O que provoca o aumento da bilirrubina?
Qual a velocidade de um avião de passageiros?
Como travar uma coluna no Word?
Qual a melhor atividade aerobica para perder peso?
Quais os cuidados de enfermagem na urgência e emergência?
Quais são os 3 Principais riscos em Instalações e Serviços com eletricidade?
Quanto maior for a energia de ativação mais rápida será a reação?
Onde colocar no currículo Lattes?
Quais são as propriedades da argila verde?
O que significa sonhar com roupas usadas?
Para que serve o medicamento Cloridrato de sertralina?