Figura 1 - Representação esquemática da reabsorção interna. Canal em forma de balão. O tratamento das RI consiste na preparação biomecâni- ca do canal, procedendo-se desta forma à remoção mecâ- nica do tecido pulpar inflamado ou necrosado e com irriga- ção de hipoclorito de sódio na concentração de 1%(11).
No caso de reabsorção inflamatória interna, o tratamento endodôntico é a primeira escolha, no qual deverá remover todo o tecido pulpar, assim como o de granulação (SIQUEIRA; GUIMARÃES-PINTO, ROÇAS, 2007; PATEL et al., 2010).
A Reabsorção Dentária Interna (RDI) ocorre pela presença de um processo inflamatório crônico, inicialmente podendo ser assintomático, e em muitos casos provocado por cáries extensas, restaurações profundas, clareamento dental, pulpites (processo inflamatório da polpa) ou pela forma mais comum encontrada: traumas ...
O tratamento tradicional da reabsorção externa que acomete o terço cervical da raiz consiste em sua exposição cirúrgica ou ortodôntica (2).
No caso de a reabsorção radicular apresentar envolvimento pulpar, pode ser necessário recorrer ao tratamento endodôntico radical associado, muitas vezes, a cirurgia com remoção do tecido de granulação e preenchimento do defeito causado pela reabsorção.
31 curiosidades que você vai gostar
A ocorrência de reabsorção radicular externa pode estar ligada a um processo inflamatório crônico e persistente na região periapical, que determina a presença de lesão com rarefação óssea promovida por algum agente irritante exógeno ou mesmo endógeno como fator predisponente.
Se após essa avaliação for verificado que a doença já está estável, e que exista pelo menos 2/3 de osso sustentando sua raiz, você pode usar seu aparelho ortodôntico tranquilamente. Caso contrário é contra indicado. Em todo tratamento ortodôntico, independente da técnica, há reabsorção radicular.
As reabsorções podem ser classificadas a partir da superfície dental afetada, em: reabsorções externas, quando iniciam na superfície radicular externa; reabsorções internas, quando iniciam nas paredes da cavidade pulpar; e reabsorções internas/externas (perfurante), quando a reabsorção se estabelece nas superfícies ...
Reabsorção Radicular Apical Externa (RRAE)
Uma vez que o cemento radicular é mais resistente à reabsorção do que o tecido ósseo, a força aplicada com o tratamento ortodôntico gera uma reabsorção do osso, que permite a movimentação dentária sem danificar o cemento.
Qual a diferença entre o macho e a fêmea do periquito-da-caatinga?
Como funciona parcela no boleto?
Que Entende-se ou que se entende?
Como ler monitor de sinais vitais na UTI?
Como o limpador de Para-brisa funciona?
Quantas vezes se pega toxoplasmose?
Quanto tempo dura um mestrado nos Estados Unidos?
Qual é o primitivo de atualizar?
Como se originou as danças urbanas?