No geral, os peixes costumam se alimentar de plantas aquáticas, ovos de peixes, peixes menores, insetos, larvas, pequenos crustáceos e, até mesmo, de restos de alimentos que encontram na água. Porém, vale ressaltar que cada tipo de peixe possui sua alimentação específica.
No seu habitat natural, os peixes costumam se alimentar de outros animais aquáticos de tamanho menor como larvas ou invertebrados. A maioria são carnívoros, mas existem algumas espécies que se alimentam de plantas e algas.
Alguns peixes são herbívoros, ou seja, se alimentam principalmente das algas existentes no ambiente marítimo. Outros são carnívoros, e se alimentam de outros animais – como moluscos, crustáceos e até outros peixes menores. Os peixes são muitos valorizados pelos benefícios que eles trazem a humanidade.
Muitas samambaias crescem em troncos e galhos de árvores. Outras desenvolvem-se em terrenos pantanosos ou boiam em lagoas. Alguns tipos conhecidos como samambaia-de-metro espalham-se como ervas daninhas por campos e pastos.
Costuma-se dividir os peixes em dois grandes grupos: ósseos e cartilaginosos. Como os nomes sugerem, os peixes ósseos apresentam esqueleto ósseo, enquanto os cartilaginosos apresentam esqueleto formado por cartilagem. Como exemplo de peixes ósseos, podemos citar o lambari e o pintado.
Os peixes vivem em lagos, rios, mares e oceanos no mundo inteiro. Eles apreciam todo tipo de água, desde nascentes quentes até mares árticos gelados e lagos escuros em cavernas subterrâneas.
As quantidades dependem da fisiologia das espécies, que podem ser:
Em geral, há peixes que se alimentam na superfície, peixes que se alimentam no meio do aquário, peixes que se alimentam no fundo e os que “pastam”, que são aqueles peixes que se alimentam em qualquer área do aquário. Peixes de superfícies: Betas, Gouramis, Hatchet Fish e peixes Borboleta, todos vão a superfícies para se alimentar.
Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades.
Saber quais alimentos utilizar de acordo com as espécies de peixes que possui em seu aquário é muito importante, pois certas espécies podem ser um pouco mais enjoadas do que outras. Algumas espécies podem comer diversos tipos de rações, enquanto outras espécies comem rações mais específicas.
Peixes que se alimentam no meio do aquário: Tetras, Farpas, Ciclídeos sul-americanos, Donzelas, Palhaços, todos se alimentam no meio da coluna de água. Peixes que se alimentam no fundo: Corydoras, Loaches, e Jurupari rodeiam pelo fundo procurando alimento.
Quanto vale R$ 1 brasileiro em dólar?
Como funciona o capital de giro BNDES?
Qual Oração para tirar mal olhado?
Como fazer Bilhete Único pela Internet?
Como representar uma janela em planta?
O que é preciso para ser tutor de um menor?
Como renovar CNH durante a pandemia?
O que é a satisfação do cliente?
Como repreender o cachorro quando faz algo errado?
O que fazer para aumentar a produtividade da soja?
Como desinstalar por completo um driver?
Porque o tétano é uma doença grave?
Quem precisa de licença da Vigilância Sanitária?
Qual o nome da Coelhinha do Looney Tunes?
Como treinamento de força a gordura vira músculo mito ou verdade?
Como colocar nível em planta baixa?