Além disso, para conseguir observar melhor a chuva de meteoros, são recomendadas áreas afastadas dos grandes centros urbanos, com menos iluminação artificial. O momento de maior intensidade da Líridas por aqui deve ocorrer por volta das 3h.
Os meteoros aparecem no céu como pequenos e rápidos raios de luz. Por isso, o melhor é assistí-los a olho nu, já que os binóculos e telescópios limitam o campo de visão do espectador. Outra dica é deixar os olhos se acostumarem ao escuro por pelo menos meia hora.
Os meteoros, ou “estrelas cadentes”, como são chamados popularmente, poderão ser vistos a olho nu, principalmente entre 22h30 e 00h30. Depois desse horário, a lua poderá clarear o céu e dificultar a observação. O ideal é estar em um local escuro, sem luzes noturnas como postes ou prédios iluminados.
1 – Agenda. Primeiramente, para ver uma estrela cadente você precisa ter noção das chances dela aparecer. Ou seja, organize a sua vida e rotina para conseguir ver uma dessas belezinhas no céu. O CACEP é um clube que oferece uma tabela que mostra os principais eventos do tipo.
Para localizá-la, você pode usar aplicativos como o Carta Celeste, que informa o nome das estrelas para a qual você aponta a câmera do seu celular. Também é possível localizar procurando pela constelação de Órion — encontre as Três Marias, que estarão um pouco mais no alto, e olhe para mais perto do Horizonte.
Os meteoros poderão ser vistos em todas as regiões do Brasil, a olho nu, a partir das 22h, com maior incidência por volta das 2h. O único cuidado necessário é estar longe de poluição luminosa.
A lua ajudará a localizar a radiante (ponto de emanação dos meteoros) de Eta Aquáridas, já que ela nascerá por volta das 2h da manhã exatamente na Constelação de Aquarius e a radiante estará bem a sua esquerda.
A chuva de meteoros poderá ser acompanhada nos dias 11, 12 e 13 de agosto. O cometa em si, será visível apenas em 2116. Cada mês tem um Lua cheia, mas como o ciclo lunar e o calendário não estão devidamente sincronizados, a cada três anos ocorre de um mês ter duas Luas cheias. O dia 22 de agosto terá tal repetição.
A chuva de meteoros Perseidas alcançará seu pico nesta quarta (11) e quinta-feira (12). Segundo a Nasa, observadores no hemisfério norte poderão ver o fenômeno, que produz de 50 a 75 meteoros por hora, com mais facilidade.
Quais são as formas de governo explique cada uma delas?
Qual o objetivo da ginástica adaptada?
Quais são as funções polinomiais?
Quantas horas trabalha um monitor escolar?
Para que serve o eletrodo 308l?
Quais os melhores tipos de jejum?
A empresa tem que pagar vale transporte?
Qual é a diferença entre embrião e feto?
Quanto tempo durou a inquisição?
São exemplos de cultura material?
Como organizar nomes no excel por ordem alfabetica?
Para que serve a máscara de argila branca?
Qual a largura da foz do rio Amazonas?
Qual a diferença entre prova e avaliação formativa?