Explicação: O ar quente que contém vapor de água sobe para a atmosfera . ... Ao chegar mais frios de vapor de água se condensa e forma nuvens (gotículas de água ou cristais de gelo).
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
O vapor d'água resultante é transportado pelo movimento atmosférico. Sob determinadas condições, o vapor é condensado, formando as nuvens que, por sua vez, podem resultar em precipitação. A precipitação que ocorre sobre a Terra se dispersa de várias formas.
A quantidade de vapor d'agua maxima é 4% do total do volumede gases contido na nossa atmosfera terrestre e essa quantidade varia em funçao da temperatura do local.
Vaporização: ocorre quando uma substância no estado líquido é aquecida. A energia recebida causa aumento na agitação molecular e as moléculas separam-se umas das outras, passando para o estado gasoso. Condensação: passagem do estado gasoso para o líquido. É a forma como ocorrem as chuvas.
Em seu ciclo biogeoquímico, a água (H2O) passa pelos três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Ao atingir o estado gasoso, essa substância forma o vapor d'água, um dos principais componentes do ar atmosférico, invisível, de forma e volume variáveis.
O ar atmosférico é composto por vários gases. Uma análise nas camadas de ar seco e limpo ao nível do mar pode revelar uma composição de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, 1% de argônio, e 0,03% de dióxido de carbono.
a vantagem do alto calor específico da água em relação a outras substâncias, é que ela pode absorver ou ceder grandes quantidades de calor com pequena alteração de temperatura, impedindo interferências no metabolismo. Isto ocorre devido às pontes de hidrogênio que mantêm as moléculas unidas.
A quantidade de vapor de água que existe na atmosfera varia de acordo com diversos fatores, como vegetação, hidrografia, entre outros. Em geral, a atmosfera recebe umidade das águas oceânicas e continentais.
A quantidade de vapor d’água presente no ar atmosférico influi diretamente nas condições de saúde humana.
Em dias de altos valores de vapor d’água na atmosfera, o suor produzido pela transpiração não evapora (pois o ar já está saturado), não havendo perda de calor para o ambiente. Industrialmente, o vapor d'água é muito utilizado como meio de geração de energia.
Industrialmente, o vapor d'água é muito utilizado como meio de geração de energia. Isso porque, além de ser uma substância abundante e de baixo custo, a água em forma de vapor apresenta um elevado valor de energia por unidade de massa.
A composição do ar atmosférico compreende principalmente a mistura homogênea de 4 gases, os quais apresentam os seguintes volumes: nitrogênio (78,09%), oxigênio (20,95%), argônio (0,93%) e gás carbônico (0,03%). O nitrogênio é o gás mais abundante na atmosfera.
Quais são as principais formas de corrosão?
Qual suco pode tomar com diarreia?
Qual a segunda maior rodoviária do Brasil?
Qual porcentagem do terreno posso construir?
O que falta para a doação de órgãos se popularizar no Brasil?
O que é ser estudante todo dia?
Quais são os 3 pilares da educação?
Quem pode participar da modalidade convite?
Que doença faz a barriga crescer?
Quanto um enfermeiro ganha por plantão?
Qual é o número do Fone Fácil Bradesco?
O que são meios de cultura não seletivos?
Que animal é o Pedro da Peppa?
Como saber se estou com a garganta inflamada?
Quais os elementos essenciais para um atendimento de excelência?
Como saber se é dependência emocional ou amor?